Sempre realizados na Casa de Retiros de São Lourenço do Palmeiral (na freguesia de Pêra) com início pelas 10h – com excepção do dia 19 de Março que, por ser o dia do Seminário Diocesano, será realizado em Faro –, estes encontros, que servirão também para realizar separadamente ao final da tarde a reunião mensal do clero de cada uma das quatro vigararias que compõem a Diocese do Algarve, serão compostos por uma manhã de reflexão e oração, com Eucaristia, e por um tempo de convívio e partilha. O padre Jacinto Farias será o orador do primeiro encontro, subordinado ao tema ‘A configuração a Jesus Cristo Cabeça e Pastor e a caridade pastoral (PDV, 21-23)’, que será realizado já no próximo dia 14 de Outubro, com início com a recitação de laudes. Seguir-se-á depois o padre José Tolentino Mendonça, no dia 11 de Novembro, com o tema ‘Os desafios do tempo presente à identidade e à missão dos presbíteros. O discernimento evangélico (PDV, 5-7.10)’; o padre João Marcos, no dia 9 de Dezembro, com os temas ‘A vida espiritual no exercício do ministério’ e ‘Formação permanente e direcção espiritual’; o cónego Nuno Brás da Silva Martins, no dia 13 de Janeiro, com as temáticas ‘A existência sacerdotal e a radicalidade evangélica’ e ‘A pertença e a dedicação à Igreja particular’; o Bispo do Algarve D. Manuel Quintas, no dia 10 de Fevereiro, com o tema ‘Ao serviço da Igreja e do mundo: Servidores do mistério, da comunhão e da missão’; o cónego José Pedro Martins e o padre Carlos de Aquino, no dia 19 de Março, com o tema ‘A «forma comunitária» do ministério ordenado e a fraternidade sacerdotal’; e, no dia 12 de Maio, a temática ‘A vocação sacerdotal na pastoral da Igreja’, ainda sem orador confirmado. No dia 11 de Junho, o clero algarvio celebrará a solenidade do Coração de Jesus com o encerramento do Ano Sacerdotal e, no dia 21 de Junho, o Dia diocesano do Clero, este ano assinalado na vigararia de Faro. Recorde-se que o Ano Sacerdotal teve início em toda a Igreja a 19 de Junho deste ano e prolongar-se-á até 11 de Junho de 2010.