A iniciativa é também o primeiro nível formativo que permite posteriormente a participação no CIP – Curso de Iniciação Pedagógica que visa a formação de dirigentes (chefes). Como requisitos na candidatura ao CI é preciso ter no mínimo 18 anos de idade e é pedido o parecer favorável do chefe de Agrupamento e assistente de Agrupamento e o parecer favorável do Pároco, se o candidato pertencer a uma paróquia onde não haja Agrupamento. A inscrição, com data limite até 4 de Outubro, tem o valor de 20 euros e os restantes 20 euros serão pagos no início do curso. A Junta Regional do Algarve do CNE irá realizar igualmente um CIP na sede do Agrupamento 0511 de Lagoa, de 9 de Novembro até 30 de Março. Esta formação, com 32 vagas, tem como destinatários os candidatos a dirigentes, qualificados com o CI (até à data do início do curso) e Caminheiros investidos. A idade mínima de participação é 22 anos e é pedido o parecer fundamentado do chefe de Agrupamento e do assistente de Agrupamento na ficha de candidatura. Este parecer será dado apenas pelo pároco caso o Agrupamento se encontre ainda em formação. Com a inscrição, com data limite até 2 de Novembro, deverão ser 30 euros e no início de cada uma das 3 sessões deverão ser pagos 25 euros, o que perfaz um total de 105 euros. O CIP 2007/2008 é composto por 4 módulos de formação, incluindo um acampamento final.