Inicio / Noticias / Congresso Eucarístico encerra Ano da Eucaristia na diocese do Algarve

Congresso Eucarístico encerra Ano da Eucaristia na diocese do Algarve

No sábado, dia 22 de Outubro, após o acolhimento e acreditação, terá início a oração da manhã com exposição do Santíssimo Sacramento. Depois da sessão solene de abertura do Congresso, a primeira conferência de fundo, com o tema “A Eucaristia: da Páscoa Judaica à Ceia do Senhor” ficará a cargo do padre Eduardo Pereira da Silva, docente no Instituto Superior de Teologia de Évora. Ainda de manhã, o cónego Luís Manuel Pereira da Silva, pároco da Sé de Lisboa, fará a segunda conferência do dia sobre o tema “A liturgia da Eucaristia”. Após o almoço, a tarde será então preenchida com os ateliers sobre os temas “A Família e a Eucaristia”, orientados pelo casal José Eduardo e Ana Garcia, “A Eucaristia e a Pastoral Vocacional/Juvenil”, pelo padre Rui Guerreiro e pelo casal Nelson e Ângela Farinha, “Sinais e símbolos da Eucaristia”, pelo padre Francisco Couto, sacerdote da arquidiocese de Évora, “Tradições Eucarísticas e a Renovação Pastoral”, pelo cónego José Pedro Martins, vigário episcopal para a pastoral, “Dimensão Contemplativa da Eucaristia”, por uma irmã carmelita descalça, “Eucaristia e a opção preferencial pelos pobres”, por Eugénio Fonseca, presidente da Cáritas Portuguesa, e a “Eucaristia e Missão”, pelo casal Albino e Cláudia Martins. Ao final da tarde será celebrada Eucaristia, seguida de procissão Eucarística e à noite, o programa integra ainda uma vertente cultural, com um concerto de música pelo Coral Adágio, na igreja matriz de Loulé. No domingo, dia 23 de Outubro, após a Oração com exposição do Santíssimo Sacramento, a primeira conferência sobre “A Eucaristia, Rosto de Igreja” será da responsabilidade do Bispo Emérito do Algarve, D. Manuel Madureira Dias e a segunda intervenção da manhã, sobre “A Catolicidade da Eucaristia”, ficará a cargo do padre António Manuel Martins. À tarde, pelas 16 horas, será celebrada a Eucaristia de encerramento do congresso na igreja do Santuário de Nossa Senhora da Piedade (Mãe Soberana) o­nde serão apresentadas as conclusões. Para além das Eucaristias e procissão Eucarística do primeiro e segundo dias e da noite cultural, o programa do Congresso Eucarístico diocesano prevê ainda outras iniciativas abertas a todas as pessoas, mesmo os não inscritos. Assim, decorrerá no Salão da Câmara Municipal de Loulé, com início, na sexta-feira, dia 21 de Outubro, uma Exposição de Arte Sacra sobre a Eucaristia com a temática “Eucaristia e Identidade – na memória da história”. Ao longo do Congresso decorrerá também mesmo local uma adoração ao Santíssimo Sacramento na sala/capela destinada para o efeito na quela poderão participar todas as pessoas que queiram.Diocese quer que as paróquias preparem previamente o CongressoCom vista a uma melhor vivência e preparação do Congresso Eucarístico foram também editados pelos Serviços de Pastoral da diocese do Algarve um subsídio que intergra um conjunto de 3 catequeses sobre “O Domingo, Dia da Eucaristia e Dia da Comunidade”, “A Eucaristia Alimento para a Vida Nova” e “A Eucaristia Sacramento da Comunhão”e uma celebração.A publicação de 50 páginas contém ainda um conjunto de normas para a exposição Eucarística, bem como algumas considerações sobre o ministro extraordinário da Eucaristia e sobre o rito da exposição e bênção Eucarística. Na parte final desta edição que custa três euros encontram-se ainda algumas invocações, louvores, hinos, cânticos, aclamações e súplicas para a exposição e adoração do Santíssimo Sacramento.Carlos Oliveira, membro do Secretariado do Congresso, na Assembleia Diocesana referiu-se à preparação oração como um meio de preparação da iniciativa. “É importante que comecemos a rezar pelos bons frutos do Congresso”, afirmou.

Verifique também