A Visita Pastoral à paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Ferragudo será a primeira, num ano em que D. Manuel Neto Quintas pretende visitar as comunidades da vigararia de Portimão, nos concelhos de Monchique, Lagoa e Portimão. Esta visita é ainda significativa, pelo facto de ser a primeira que o Prelado diocesano efectua na qualidade de Bispo do Algarve. Recorde-se que D. Manuel Quintas já tinha realizado, enquanto Bispo Auxiliar do Algarve, algumas Visitas Pastorais conjuntamente com D. Manuel Madureira Dias, então Bispo do Algarve. Conforme lembrou D. Manuel Neto Quintas, em entrevista concedida à FOLHA DO DOMINGO [ver edição n.º 4596], quando anunciou as Visitas Pastorais para este ano, estas iniciativas são “uma obrigação permanente do Bispo”. O programa da visita à paróquia de Ferragudo terá início então na Eucaristia de domingo, pelas 10 horas, seguindo-se, pelas 16 horas, um encontro do Bispo diocesano com o grupo de crismandos. Na segunda-feira, dia 3 de Outubro, D. Manuel Neto Quintas preside à celebração da Eucaristia, pelas 9 horas e visita, de seguida, a escola EB 1 e o jardim-de-infância. À tarde, será a vez de visitar o Centro de Dia, pelas 15 horas, e às 17 horas, de presidir à reunião do clero da vigararia de Portimão, em Alvor. No dia 4, terça-feira, D. Manuel Neto Quintas retomará a Visita Pastoral à paróquia de Ferragudo com a celebração da Eucaristia à mesma hora do dia anterior e à noite, pelas 21 horas, reunirá com os movimentos com implantação paroquial. Na quarta-feira, dia 5 de Outubro, a Visita Paroquial será interrompida para a realização da Assembleia Diocesana que acontecerá durante todo o dia no Centro Pastoral de Santo André, na Penina. Na quinta-feira, dia 6 de Outubro, o Bispo diocesano volta a presidir à celebração da Eucaristia à mesma hora e no dia seguinte, para além da Celebração Eucarística, administra o Sacramento da Reconciliação aos crismandos, pelas 21 horas. No sábado, dia 8, D. Manuel Quintas encontra-se com os pais, catequistas e crianças da catequese, pelas 10.30 horas, e à tarde, pelas 15 horas, com o Agrupamento local dos Escuteiros Marítimos. A Visita Pastoral será encerrada com a Eucaristia, pelas 18 horas, durante a qual será administrado o Sacramento da Confirmação. Para o ano de 2006/2007 ficará a visita às comunidades do concelho de Silves, juntamente com as paróquias da vigararia de Albufeira.