Inicio / Noticias / D. Manuel Quintas participa no Simpósio dos Bispos de África e Europa

D. Manuel Quintas participa no Simpósio dos Bispos de África e Europa

Subordinado ao tema “Comunhão e Solidariedade entre África e Europa”, este encontro que contará com a presença do Bispo do Algarve é promovido, conjuntamente, pelas Conferências Episcopais de África/Madagáscar (CEAM) e Europa (CEE) e conta com o apoio da Congregação para a Evangelização dos Povos.O Simpósio, realizado por ocasião do 10º aniversário do primeiro Sínodo Continental dedicado a África, contará com a participação de 50 prelados do continente africano e igual número da Europa. D. Manuel Quintas e D. José Alves, Bispo de Portalegre – Castelo Branco, representam a Conferência Episcopal Portuguesa. Participarão ainda delegados do “Organismo de Solidariedade”, representantes do Vaticano, delegados dos organismos episcopais continentais da Ásia, América Latina e Estados Unidos da América.É a primeira vez que um número tão representativo de sucessores dos apóstolos de África e Europa se encontram para, juntos, reflectirem sobre as respectivas realidades eclesiais. Por isso, a organização, com os olhos postos no futuro, garantiu que «é chegada a hora de promover um simpósio com um amplo horizonte pastoral» e pretende que o Simpósio seja «um passo novo» na comunhão entre a Igreja dos dois continentes.Assim, o encontro terá como principais objectivos «promover a vivência de uma experiência de comunhão entre os prelados dos dois continentes», «aprofundar a responsabilidade comum pela evangelização e a missão pastoral, no contexto de um mundo globalizado», «fazer uma reflexão de fundo sobre a concepção do Homem e sua condição social», bem como «reflectir sobre a experiência de colaboração existente entre África e Europa» e «analisar a situação actual da evangelização na Europa e em África». Este Sínodo dos Bispos procurará ainda «encontrar novas formas de colaboração e ajuda recíproca entre a Igreja do norte e do sul do mundo». Os prelados irão assim procurar reflectir sobre a solução para os principais problemas que afectam a Humanidade, e que têm contribuído para aumentar o fosso existente entre África e Europa. Migrações, pobreza, família, diálogo com o Islão, solidariedade económica e SIDA, serão alguns dos temas abordados.O Simpósio contará ainda com as presenças do presidente da CEAM, monsenhor John o­naiyekan, Arcebispo de Abuja (Nigéria), do presidente da CEE, monsenhor Amédée Grab, Bispo de Coira (Suíça) e do Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, cardeal Crescenzio Sepe.

Verifique também