A iniciativa, promovida pelo Secretariado do Ensino da Igreja nas Escolas da diocese do Algarve, contou, na parte da manhã com a apresentação por escolas, tendo cada estabelecimento educativo trazido uma peça de dança ou música, cuja mensagem fizeram questão de partilhar com os colegas. Antes do almoço foi ainda feita a divisão por grupos e, à tarde, todos participaram em jogos cooperativos. O encerramento teve lugar com a apresentação de quadras alusivas ao dia, compostas no decurso dos jogos da tarde. Refira-se ainda que os alunos do 9º ano, bem como os do secundário (10º, 11º e 12º) festejaram também o Dia da Disciplina no passado dia 17 de Abril, tendo a celebração do mesmo lugar na paróquia das Ferreiras.