A iniciativa, que contou com 47 participantes, teve lugar no Centro Pastoral e Social da diocese do Algarve, em Ferragudo, e procurou, na formação ministrada aos candidatos ao serviço da comunhão eucarística, valorizar precisamente a dimensão da Eucaristia, temática centralizadora do Programa Pastoral da Igreja algarvia para o presente ano. Na manhã de sábado, a primeira intervenção do encontro esteve a cargo do cónego José Pedro Martins que falou sobre “A Ministerialidade da Igreja”. Depois o almoço, coube ao diácono Francisco Alves apresentar a temática “A Eucaristia na vida da Igreja”, seguindo-se, após um espaço de debate, a introdução, pelo padre Carlos de Aquino, aos trabalhos de grupo que se iriam seguir, tendo como pano de fundo “A Eucaristia fonte e cume da vida da Igreja – Desafios Pastorais”. Ao final da tarde, caberia ao seminarista maior, Joel Teixeira fazer uma intervenção sobre “Os Sinais e os Símbolos da Eucaristia”. Após o jantar, foi feita apresentação dos trabalhos de grupo realizados à tarde e o dia terminaria com uma nova intervenção do padre Carlos de Aquino, desta vez sobre “Eucaristia e Liturgia”. No domingo, depois da oração das laudes e do pequeno almoço, aos participantes foi apresentado o tema “O Ritual dos Ministros Extraordinários da Comunhão” pelo padre Joaquim Nunes, tendo o sacerdote presidido à Eucaristia que antecedeu o almoço. O encerramento do encontro seria feito depois do almoço.