Segunda-feira 19 de Agosto de 2019
Inicio / Noticias / Diocese do Algarve edita DVD sobre “Arte e Tradições Religiosas”

Diocese do Algarve edita DVD sobre “Arte e Tradições Religiosas”

O documentário analisa então algumas das principais tradições religiosas presentes na região algarvia, bem como a arte sacra presente nas diversas comunidades paroquiais. Conforme fez questão de explicar o cónego José Pedro Martins, vigário episcopal para a pastoral, «trata-se de uma recolha da arte religiosa que se encontra nalgumas paróquias da diocese, conjuntamente com o registo de três tradições religiosas: a Procissão do Enterro do Senhor, em Monchique, a Romaria à Mãe Soberana, em Loulé e a Missa de Ressurreição, em S. Brás de Alportel», esta última realizada na manhã de Páscoa, antes de todas as outras Celebrações Eucarísticas. «Ao contrário do que se pensa, o Algarve é muito rico em arte religiosa, sobretudo ao nível da talha barroca» – completou o cónego José Pedro Martins. O DVD, editado pelo Secretariado do Património Cultural da Igreja, contou com o apoio e coordenação do cónego José Pedro Martins e do padre Joaquim Nunes, director daquele serviço diocesano e foi produzido pela Take 5, empresa de conteúdos audivisuais. Segundo o cónego José Pedro Martins, esta uma «primeira abordagem ao sector de arte e tradições religiosas, é um programa para continuar». «Já houve recolhas de mais imagens e outras se irão recolher para depois, fazer-se uma selecção com o objectivo de melhorar esta primeira experiência». O documentário tem duas versões, – uma legendada em inglês e outra em espanhol –, pois a intenção é comercializá-lo também junto dos visitantes estrangeiros. «Como o Algarve é muito visitado e, muitos turistas procuram levar uma lembrança do que temos, isto é uma maneira de divulgar a riqueza artística algarvia», refere o cónego José Pedro Martins. O DVD será comercializado nas comunidades paroquiais algarvias, particularmente naquelas o­nde foram recolhidas imagens, mas também pelos vários locais de venda o­nde normalmente se comercializam este tipo de material audiovisual. O documentário que custará ao consumidor final 11,90 euros estará também à venda nos Serviços Diocesanos de Pastoral, no Largo da Sé, em Faro.

Verifique também