Inicio / Noticias / Diocese do Algarve encerra “Ano Vicentino” com Peregrinação Diocesana

Diocese do Algarve encerra “Ano Vicentino” com Peregrinação Diocesana

Foi no decorrer da Celebração Eucarística de comemoração do aniversário do martírio do glorioso diácono, na Sé Catedral de Faro, a 22 de Janeiro de 2004, que D. Manuel Madureira Dias, então Bispo do Algarve, anunciou que a diocese algarvia iria comemorar, até 22 de Janeiro de 2005, o “Ano Vicentino”. Para o então Bispo diocesano, a proclamação deste ano em honra de São Vicente teve um claro objectivo: «se soubermos quem foi São Vicente, o testemunho que nos deixou, o heroísmo da sua profissão de fé e o que, de grandioso, disseram dele alguns escritores, quase seus contemporâneos, teremos mais possibilidades de imitar os seus actos e de nos dirigirmos a ele, com fé, invocando a sua intercessão a favor desta Igreja diocesana», afirmou D. Manuel Madureira Dias. Assim, ao longo deste ano foram assinalados alguns actos culturais e religiosos, desde a celebração de Eucaristias à publicação de algumas obras em honra do mártir. Para além da Eucaristia de abertura e anúncio do “Ano Vicentino” já referenciada, a Igreja do Algarve realizou uma outra Celebração Eucarística com evocação ao patrono, no âmbito da Jornada da Igreja Diocesana que decorreu, no dia 29 de Maio de 2004, no Parque de Feiras e Exposições da Fatacil, em Lagoa. A edição das publicações, intituladas “O Algarve e S. Vicente” e “Peregrinar em Igreja – Ano Vicentino 304-2004”, tiveram o intuito, conforme fez questão de esclarecer D. Manuel Madureira Dias, de «contribuir para o crescimento da veneração» do santo diácono e pretenderam ajudar «a conhecer melhor o seu perfil de homem, de diácono da Igreja e de santo, verdadeira testemunha da fé até à morte». Ao longo deste ano era ainda sugerido que as comunidades paroquiais organizassem peregrinações às Igrejas de oeste vicentino, para o­nde foram trazidas as relíquias do mártir nos meados do séc. VIII. Para encerrar o ano da comemoração do 17º centenário do martírio de São Vicente, a Igreja algarvia irá peregrinar, presidida pelo Bispo diocesano, D. Manuel Neto Quintas, aos lugares vicentinos do Algarve: Vila do Bispo e Cabo de São Vicente, em Sagres. Pelas 11.30h será celebrada Missa Estacional em Vila do Bispo numa tenda montada para o efeito, no largo em frente de Câmara Municipal, seguindo-se a realização de uma procissão até à igreja paroquial, o­nde será feita uma oração a São Vicente e realizada a veneração da sua relíquia. À tarde, no salão paroquial da nova igreja de Sagres, seguir-se-á a vertente cultural da peregrinação com uma evocação a São Vicente. Será apresentada aos cristãos algarvios uma encenação da vida do patrono da diocese algarvia, uma iniciativa do Sector Diocesano da Pastoral Juvenil.

Verifique também