Neste sentido, o GIDAlg propõe-se “recolher, tratar e divulgar toda a informação” relacionada com a Igreja do Algarve, estando em estrita ligação com a Secretaria Episcopal; os Departamentos, Secretariados e Sectores da Cúria Diocesana; Paróquias; Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica; Movimentos, Associações, Obras e Grupos eclesiais da diocese algarvia que deverão utilizar o e-mail gidalg@diocese-algarve.pt para proceder ao envio das suas actividades. Aquele órgão de informação, pretende “relacionar-se com todos os meios de comunicação regionais e nacionais, disponibilizando-se para contribuir para o esclarecimento da informação para que esta chegue a todos os destinatários de uma forma clara e rápida”. Procurando trabalhar para a consecução destes objectivos, o GIDAlg tem como missão “informar para evangelizar”. Para a realização desta sua missão procura “proporcionar um maior e melhor conhecimento mútuo aos cristãos do Algarve”; “contribuir para crescer na comunhão e comprometer-se na missão da Igreja local”; “envolver toda a Diocese em iniciativas e actividades de âmbito diocesano ou nacional, ligadas aos diversos Departamentos e Sectores da Pastoral (profética, litúrgica, social e ministerial)”; e “informar, o público em geral, sobre a vida e a acção da Diocese do Algarve”. A equipa do GIDAlg, cujo sítio na Internet pode ser visitado em www.diocese-algarve.pt/gidalg, é composta pelo director (Samuel Mendonça) e por dois assessores (padres Joel Teixeira e Miguel Neto).