A Peregrinação Diocesana a Lourdes trata-se de uma iniciativa promovida pelo jornal FOLHA DO DOMINGO, no âmbito da comemoração dos 150 anos das aparições de Nossa Senhora, ali ocorridas. Decorria o ano de 1858, quando Bernardette Soubirous, uma menina, na altura com 14 anos, relatou ter presenciado a aparição da Virgem Maria na gruta junto ao rio Gave, quando apanhava lenha. O acontecimento veio reforçar o dogma da Imaculada Conceição de Nossa Senhora, proclamado apenas 4 anos antes pelo então Papa Pio IX, pelo facto de a pequena Bernardette testemunhar que Nossa Senhora se apresentou como a Imaculada Conceição. Esta será a segunda vez que aquele santuário mariano vai ser visitado por D. Manuel Quintas acompanhado por um conjunto de cristãos algarvios. Recorde-se que o Bispo diocesano passou o ano passado por Lourdes, no final do mês de Julho, acompanhado por um grupo de peregrinos algarvios, no âmbito da Peregrinação Diocesana a Taizé. A peregrinação em autocarro, que será levada a cabo pela GEOTUR – a mesma agência turística que realizou a Peregrinação Diocesana à Terra Santa em Julho de 2006 –, cumpre o primeiro dia de viagem com destino a Salamanca, passando antes por Cáceres, num total de 680 quilómetros. No dia 16, o segundo de viagem, os participantes partem para a cidade de Burgos, chegando ao final do dia a Lourdes, totalizando 660 quilómetros. O dia seguinte, quarta-feira, é de permanência em Lourdes para visita ao santuário, incluindo a Gruta da Aparição e a basílica, entre outros aspectos de interesse, que terá como ponto mais alto, a celebração da Eucaristia presidida pelo Bispo do Algarve. No dia 18 de Setembro, os peregrinos algarvios saíram para Zaragoza após o pequeno-almoço, onde visitarão o Santuário da Virgem do Pilar, um dos mais famosos da vizinha Espanha. De tarde dirigir-se-ão para Madrid onde irão pernoitar, passando antes por Escorial, perfazendo a jornada um total de 560 quilómetros. O dia 19 de Setembro, com apenas 75 quilómetros de viagem, será de visita a Madrid e Toledo, onde ficarão alojados os peregrinos. O último dia, de regresso ao Algarve, contempla ainda a passagem por Mérida, sendo realizado o maior percurso com um total de 720 quilómetros. Lourdes recebe anualmente cerca de seis milhões de peregrinos. Neste ano de 2008, por ocasião do aniversário, são esperados até Dezembro oito milhões. O valor da peregrinação, que no máximo alargará a participação a 100 pessoas, em regime de pensão completa (incluídas todas as refeições), é de 650 euros em quarto duplo, sendo o suplemento para quarto individual de mais 150 euros. Esta é a segunda peregrinação que o jornal FOLHA DO DOMINGO promove nos últimos tempos. Recorde-se que em Julho de 2004 a diocese rumou ao santuário de Santiago de Compostela, na Galiza espanhola no âmbito da comemoração dos 91 anos do periódico. Mais informações neste Portal na página inicial.