O centro desta nova Peregrinação Diocesana, uma vez mais presidida pelo Bispo do Algarve, D. Manuel Quintas, será a visita ao túmulo de São Paulo, descoberto na basílica de São Paulo Fora de Muros, onde escavações confirmaram, em Novembro de 2006, a existência do mausoléu do apóstolo sob o altar-mor da basílica no qual era possível ler-se a inscrição «Paulo Apostolo Mart» com tradução portuguesa de «A Paulo Apóstolo e Mártir». Esta actual Basílica de São Paulo Fora de Muros, que guarda o túmulo do apóstolo, perto da Via Ostiense, foi reconstruída no século XIX, no mesmo local onde desde 390 existia uma enorme Basílica (a maior da cristandade até à construção da Basílica de São Pedro), mandada edificar pelo Imperador Teodósio e que foi destruída por um incêndio na noite de 15 de Julho de 1823. Muitos algarvios têm peregrinado nos últimos meses, com os seus párocos, a Tarso, a cidade natal de São Paulo, na actual Turquia e a outros lugares assinalados pela passagem do apóstolo. No entanto, a nível diocesano, e sob a presidência do Bispo da diocese, a vivência do Ano Paulino passará agora pela cidade apostólica por excelência, que acolhe igualmente o túmulo do apóstolo Pedro e onde também está o Papa Bento XVI. A basílica de São Paulo Fora de Muros publicou mesmo um folheto para ajudar a melhor viver a peregrinação ao túmulo do apóstolo neste segundo milénio do seu nascimento. A publicação pode ser acedida do site oficial criado para a celebração deste ano jubilar através do endereço http://www.annopaolino.org/interno.asp?id=4&lang, onde está disponível para download. Este programa de 17 páginas disponibiliza ao visitante mapas, gráficos e textos (em italiano), e propõe alguns percursos para uma melhor vivência do Ano Paulino. A peregrinação de oito dias, promovida pelo jornal diocesano FOLHA DO DOMINGO, tem início então no dia 5 de Maio, com partida em avião de carreira regular da TAP em direcção a Roma, com transbordo em Lisboa. Segundo o programa que pode ser consultado ao cimo desta página, os peregrinos, para além de Roma, irão passar ainda por Assis, Florença, Pisa, Pádua e Veneza. Para além da visita à basílica de São Paulo Fora de Muros, destaque ainda, em Roma, para a passagem pelas basílicas de São Pedro, São João Latrão e Santa Maria Maior, para além da visita à igreja de Santo António dos Portugueses. Outros aspectos de interesse são a participação na audiência papal das quartas-feiras, a visita às Catacumbas de São Calisto, onde se encontra a cripta dos Papas, e ao Coliseu. Todos os dias haverá celebração da Eucaristia. O valor da peregrinação, para um mínimo de 42 participantes, em regime de pensão completa (incluídas todas as refeições), é de 1590 euros em quarto duplo, sendo o suplemento para quarto individual de mais 260 euros. Para mais informações, consultar a informação publicada no cimo deste Portal ou contactar o jornal FOLHA DO DOMINGO, através dos telefones 289 822 319 ou 969 512 617.