Promovida pela Comissão Episcopal para as Vocações e Ministérios, a iniciativa pretendeu constituir um espaço de comunhão, encontro, partilha de experiências e o reflexão sobre a condição sacerdotal. Desde 1993 que esta iniciativa se repete, de três em três anos, congregando presbíteros de todo o país e com a presença de oradores de toda a Europa. O tema deste ano foi “O Presbitério em Comunhão. Ao serviço da comunhão eclesial” e contou com nomes incontornáveis do panorama eclesial universal, como o Bispo Auxiliar de Roma e reitor da Universidade Lateranense em Roma, D. Rino Fisichella, e o prior do mosteiro italiano de Bose, Enzo Bianchi. A participação da diocese do Algarve também se fez sentir, não só pela presença dos sacerdotes algarvios inscritos, mas pela intervenção em dois momentos do simpósio. Logo na terça-feira, dia 6 de Setembro, o padre António Manuel Martins, participou, juntamente com D. Manuel Clemente e o padre António de Sousa Borges, no painel da tarde, subordinado à temática «Caminhos de comunhão plural». Dia 8, pelas 10.00 horas, será a vez de D. Manuel Madureira Dias, Bispo Emérito do Algarve, apresentar uma conferência intitulada «Presbítero: um Homem dado ao Povo de Deus». Na próxima edição referir-no-emos com maior detalhe a esta iniciativa.