Será a décima peregrinação diocesana que partirá para França, para viverem uma semana intensa com os irmãos de Taizé e milhares de jovens oriundos de todos os cantos do mundo!

São 90 jovens e adultos do Algarve e 17 da Diocese de Beja. Participam jovens das paróquias de Aljezur, Vila do Bispo, Ferreiras, Quarteira, S. Luís de Faro, S. Pedro de Faro, Quelfes e Tavira.

Durante a viagem toda a orientação espiritual (celebração da eucaristia no sábado, dia 15, e respectivas orações da peregrinação) ficará a cargo do Pe. Nuno Sousa da Diocese de Beja, único sacerdote que acompanhará a peregrinação.

Será uma experiência forte de encontro pessoal com Deus e com os outros.

Este ano a peregrinação tem um "sabor especial", pois é a primeira após a constituição formal do grupo diocesano para ajudar a dinamizar os jovens e adultos ligados ou não à espiritualidade de Taizé!

No próximo ano pastoral, este grupo irá intensificar as actividades na Diocese em torno desta espiritualidade: preparação da Peregrinação de confiança à Polónia no final de 2009; Encontro de Taizé no Porto – Carnaval de 2010; Encontro Diocesano de jovens em Aljezur nos dias 12, 13 e 14 de Março de 2010, peregrinação Diocesana a Taizé de 15 a 22 de Agosto de 2010, entre outros encontros locais a agendar.

O objectivo principal deste grupo será o concretizar do projecto em curso do Centro de Acolhimento e Espiritualidade para toda a Diocese a situar em Aljezur.

Este grupo concluiu que se a espiritualidade de Taizé aproxima os jovens de Cristo e da sua Igreja, então temos que lhes dar aquilo que eles procuram: acolhimento simples, espaço para meditar, rezar e partilhar experiências com outros jovens do Algarve.
Os grupos juvenis paroquiais passarão a ter um local sempre aberto para eles. Os adultos contarão também com um local de oração e silêncio.