Terça-feira 15 de Outubro de 2019
Inicio / Noticias / Diocese tem 3 seminaristas a ultimar o Curso de Teologia

Diocese tem 3 seminaristas a ultimar o Curso de Teologia

Depois de completarem os 5 anos do Curso Teológico do ISTE – Instituto Superior de Teologia de Évora, os jovens candidatos ao sacerdócio estão agora no 6º ano que, para além de uma colaboração directa com uma qualquer paróquia da diocese, compreende igualmente a deslocação, um dia por semana ao ISTE, bem como a frequência, também um dia por semana, de um seminário na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (UCP), em Lisboa, concluida com a realização da Tese de Licenciatura.É normalmente também no decorrer desta fase da sua formação teológica que os candidatos ao sacerdócio completam algumas etapas na sua caminhada rumo à ordenação sacerdotal, uma vez que constituem simultaneamente um pressuposto para ela, como fase de aperfeiçoamento e de resposta aos apelos de Deus. São então instituidos nos ministérios de leitor e acólito e ordenados posteriormente no ministério diaconal.Joel Teixeira, de 23 anos, natural de Salir, para além da frequência do seminário na Faculdade de Teologia da UCP, em Lisboa, está a trabalhar, há pouco mais de um mês, na paróquia de São Clemente de Loulé, o­nde acompanha um grupo de jovens que se prepara para receber o Sacramento do Crisma, bem um grupo de catequese do 8º ano e o grupo paroquial de acólitos.É também actualmente, na vigararia de Loulé/São Brás, conjuntamente com o padre Fernando Pedro, o responsável pelo Sector da Pastoral Vocacional.Miguel Mário, de 25 anos, natural de Quelfes, colabora há cerca de mês e meio com a comunidade paroquial de São Pedro de Faro, o­nde é responsável pela formação de dois grupos de adultos, um dos quais ainda em preparação para receber os sacramentos de iniciação cristã. Na comunidade farense é ainda, conjuntamente com outro catequista, co-responsável por um grupo de catequese do 7º ano e pelo grupo paroquial de acólitos. Para além de acompanhar o pároco nas diversas actividades da vida paroquial, Miguel Mário, instituido leitor no passado dia 5 de Outubro, dá também particular atenção ao sector da pastoral juvenil paroquial. Em Fevereiro próximo irá então iniciar a frequência de um seminário da UCP, em Lisboa.Ruben Nascimento, de 24 anos de idade, natural de Faro, já concluiu o 6º ano do Curso Teológico do Instituto Superior de Teologia de Évora, estando agora a ultimar a entrega da sua Tese de Licenciatura. Desde Fevereiro deste ano, tem vindo a colaborar com a paróquia de Nossa Senhora da Conceição – Matriz de Portimão, sobretudo no sector da catequese. O seminarista da diocese do Algarve, instituido leitor a 22 de Novembro de 2003, tem procurado acompanhar particularmente os catequistas do sector da infância e adolescência. Para além desta missão, Ruben Nascimento está ainda responsável pela formação de um grupo de adultos com vista à recepção dos sacramentos da iniciação cristã e tem ainda a missão de acompanhar a liturgia paroquial.

Verifique também