Inicio / Noticias / É hoje lançado o livro «Memórias I» do pe. Afonso Cunha Duarte

É hoje lançado o livro «Memórias I» do pe. Afonso Cunha Duarte

Trata-se de mais um importante contributo deste Sacerdote e conhecido historiador, investigador, musicólogo e museólogo, em prol da cultura algarvia, a que tem legado importantes contributos nas mais diversas áreas. À memória vêm-nos os excelentes estudos publicados sobre o «Natal Algarvio», a par do que tem sido a sua acção no Museu do Trajo Algarvio e na Casa de Cultura António Bentes, sem esquecer a Orquestra de Acordeões, o jornal «Vila-a-Dentro», etc. Tudo isto prosseguindo e tendo sempre presente a acção evangelizadora realizada na diocese do Algarve e ora, de modo próprio nas paróquias de São Brás de Alportel e de Santa Catarina da Fonte do Bispo. O primeiro volume das “Memórias” de São Brás de Alportel engloba a Igreja e Instituições Religiosas. O padre Afonso Cunha apresenta neste livro o nascimento da comunidade cristã e o seu crescimento através dos séculos até aos nossos dias. Um sítio ermo, mas em lugar estratégico e com um centro de culto, dá origem a uma freguesia rural e suplanta todos os outros sítios das Terras de Alportel. Organiza-se segundo a disciplina tridentina e, nos finais do século XIX, com o desenvolvimento da indústria corticeira e com o empório do calçado importado de Loulé, torna-se a freguesia rural maior de Portugal. Paróquia florescente, foi um lugar eleito para o estágio de sacerdotes algarvios e um lugar de repouso para os aposentados. Estendeu a sua acção pelo barrocal e pela serra e construíram-se várias capelas para responder às necessidades pastorais. Ao lado da acção pastoral teve sempre em conta o factor sociocultural. Orgulha-se de ter sido o seio de três dezenas de sacerdotes algarvios. As memórias encerram ainda um estudo sobre a Igreja do Algarve e clero algarvio, o­nde estão bem patentes os difíceis tempos das Lutas Liberais e da I República. A apresentação do livro será feita pelo são-brasense, Professor Doutor José d’Encarnação. A obra completar-se-á com dois outros volumes a publicar oportunamente, e o segundo englobará o processo da freguesia e do concelho e os sambrazenses que mais se distinguiram, enquanto o «Memórias III» apresentará os documentos mais significativos para um melhor conhecimento de São Brás de Alportel e as efemérides mais relevantes da sua história.

Verifique também