Inicio / Noticias / EM COMUNHÃO COM O PRESBITÉRIO

EM COMUNHÃO COM O PRESBITÉRIO

Todos nós, numa verdadeira trindade (Bispo, Clero e Leigos), que representa a unidade plena da Igreja Doméstica, «pedras vivas do Senhor», a exemplo do Corpo Místico de Cristo, estaremos numa Oração única ao Pai, neste diálogo em que a missão dos Pastores e os problemas da Evangelização constituem, estamos em crer, o seu centro. «Primeiros animadores e principais responsáveis de toda a acção Pastoral», como definiu D. Manuel, com os presbíteros e diáconos, estaremos em espírito que é Oração, para que a luz do Divino Espírito Santo, a todos os ilumine, na sua santa, vivida e consagrada missão. Enormes são os desafios que à Igreja e de modo próprio aos seus Pastores, em todos os graus da Hierarquia, iniciada em Pedro e até Bento XVI, se colocaram ao longo de dois milénios desde que o Filho de Deus veio à terra. Eles assumem nestes tempos, e com uma especificidade própria na nossa Diocese, uma actualidade marcante («sinais dos tempos») que impõem a par do nunca negado e sempre presente sacrifício de doação total uma análise perspectivada à luz dos Evangelhos e com eles sempre presentes. Poder «Servir melhor a Igreja», no testemunho do Bispo Diocesano, «com vitalidade e dinamismo próprio do espírito, que actua em nós e através de nós» na «atitude que caracteriza a Nova Evangelização: nova no ardor, nos métodos, na expressão», conforme a mensagem de D. Manuel (Bispo do Algarve) é a intenção maior desta Assembleia Diocesana do Clero. Nela, por ela e com ela, na nossa presença espiritual e assumida de leigos comprometidos com a Fé professada, elevaremos as nossas preces ao Pai, numa verdadeira comunhão, para que a semente lançada à terra germine em abundância.

Verifique também