Ticket Alimentação é uma campanha, lançada a nível nacional, que irá fornecer a famílias e pessoas carenciadas vales para compras, consoante o valor dos mesmos seja financiado nas Caritas Diocesanas. Na prática, os interessados em ajudar os mais pobres, dirigem-se às Caritas Diocesanas e entregam o valor correspondente a um ou mais vales, cujo valor unitário pode ir dos 5 aos 15 euros, adquirindo em troca o respectivo recibo de donativo. Posteriormente, as pessoas carenciadas dirigem-se às Caritas Diocesanas para receberem então os vales já financiados com os quais poderão fazer as suas compras de géneros alimentares em super e hipermercados aderentes, cuja lista está disponível em www.ticket.pt. A campanha Ticket Ensino funciona de forma semelhante, embora dirigida à ajuda no pagamento das mensalidades do ensino pré-escolar. Carlos Oliveira, presidente da Caritas Diocesana do Algarve, sublinha a importância da participação da sociedade civil e das paróquias na iniciativa. “A Caritas só distribui senhas se a sociedade civil as comparticipar, pois não é a nossa instituição que as vai adquirir à Ticket Restaurant”, refere aquele responsável, lembrando que as paróquias podem solicitar os vales à Caritas e garantindo que “tem havido muita procura” por parte dos destinatários. O presidente da Caritas algarvia encara também a possibilidade de a instituição diocesana poder vir a destacar “alguma importância” do peditório de rua do ano anterior para adquirir alguns vales. No caso da campanha em colaboração com a Divani&Divani, os clientes que queiram fazê-lo entregam os sofás antigos após a compra dos novos, a empresa restaura-os e entrega-os às Caritas que os solicitem. Também neste caso, a Caritas Diocesana do Algarve aguarda que as paróquias informem deste tipo de necessidade para solicitar à Divani&Divani o envio da mercadoria, sendo que esta campanha teve início em Outubro e terminará a 13 de Dezembro próximo. Para além destas, a campanha de colaboração do Imaginarium com a Caritas, intitulada Crianças Solidárias, iniciada o ano passado, volta a realizar-se este ano até dia 14 deste mês. As escolas, infantários, catequeses, instituições e famílias que queiram colaborar poderão entregar os brinquedos usados mas em bom estado, embrulhados numa caixa de cartão, nas lojas Imaginarium, que no Algarve existem no Fórum Algarve (Faro) e no Algarve Shopping (Guia). O Imaginarium fará depois chegar esses brinquedos à Caritas que por sua vez os destinará às crianças mais desfavorecidas. “O ano passado reunimos 750 brinquedos que distribuímos pelas paróquias e pelos bairros mais degradados da cidade de Faro, no contexto de um acordo com a Câmara Municipal”, testemunhou Carlos Oliveira. Para mais informações sobre alguma das campanhas, contactar a Caritas Diocesana do Algarve na rua Brites de Almeida, 17, em Faro, ou através do telefone 289 829 920 ou e-mail geral@caritasalgarve.pt.