O encontro que contou com cerca de 40 jovens, teve início pelas 16h na igreja matriz de Pêra, com a projecção do filme ‘Favores em Cadeia’, seguindo-se um trabalho prático onde os jovens foram convidados a reflectir no que eles próprios podem fazer pela sociedade e pela Igreja. O filme, apesar de algumas falhas técnicas, sublinhou a mensagem principal do encontro: que é possível mudar mentalidades e preconceitos. A reflexão feita pelos jovens, demonstrou isso mesmo, pelo que agora cabe-lhes decidir qual o seu papel na Igreja e na sociedade, e o que podem fazer como jovens cristãos. Depois, seguiu-se um jantar num restaurante local, proporcionando bons momentos de convívio, enquanto se aguardava pelo autocarro que levaria este grupo até Quarteira para participar na vigília que marcou o início da Semana de Oração pelas Vocações. A participação nesta celebração foi bastante positiva, pois ajudou os jovens a conhecer os vários carismas através dos testemunhos que foram dados, auxiliando a consolidar o que havia sido reflectido durante a tarde. A participação na vigília foi também marcada pelo testemunho vocacional de uma das catequistas presentes à qual se juntaram o seu marido e a sua filha. No regresso a casa, catequistas e jovens estavam de acordo em que se devem fazer mais encontros deste género e até com mais algumas paróquias da zona. Ficou por isso a promessa de um novo encontro em breve.