A iniciativa promovida por aquele movimento foi presidido pelo Bispo local, D. José Vilaplana, e contou igualmente com a presença do Bispo do Algarve, D. Manuel Neto Quintas. O encontro consistiu na celebração da Eucaristia dominical na igreja paroquial de Isla Cristina, aproveitando que era a primeira vez que o recém-empossado Bispo de Huelva visitava e celebrava naquela comunidade paroquial, seguindo-se um almoço partilhado e um tema de estudo, a partir do Evangelho da liturgia do dia. José Manuel Anastácio, responsável pelo movimento no Algarve, garante que o encontro que contou com a presença de 60 casais algarvios, “foi um importante momento de intercâmbio”. “É sempre muito positivo para nós e para eles, pois somos povos vizinhos que se encontram e é um momento sempre importante para o nosso movimento”, afirmou à FOLHA DO DOMINGO, aquele responsável. Estes encontros entre dioceses de países vizinhos tiveram início em 1994 com o Encontro Internacional das ENS em Fátima. A partir daí têm vindo a realizar-se alternadamente em Portugal e em Espanha.