Assim, no próximo dia 30 de Abril, o I Concerto Jovem que terá lugar no Pavilhão Desportivo Municipal de Loulé (junto ao Centro de Saúde), um recinto com capacidade para acolher mais de 2000 pessoas sentadas e muitas mais de pé, promete fazer festa. Realizada com o apoio da Câmara de Loulé, a iniciativa contará com a presença de três bandas que têm ajudado a alterar por completo, nos últimos anos, o panorama musical cristão em Portugal. Banda Jota, Héber Marques e Terceira Margem, são os grupos que irão subir ao palco, a partir das 20 horas. Héber Marques é o único estreante em terras algarvias, uma vez que os restantes dois grupos já actuaram no Auditório Municipal de Portimão em 2004. A Banda Jota nasceu em 2003 na diocese da Guarda. O primeiro desafio foi a participação no Fórum Juvenil que a Pastoral Juvenil da sua diocese organizou. Desde então, os 10 elementos da banda assumiram como objectivo de vida a composição de temas que anunciam e testemunham o ritmo que a mensagem de Jesus imprime nas suas vidas. Com uma sonoridade pop-funk, a banda conta já com um cd ([a]braços) gravado. Héber Marques é um jovem evangélico, músico e compositor, que tem vindo a expressar o seu talento através de canções que inspiram e motivam quem as ouve. Desde o lançamento do seu primeiro álbum (Motivações) em Dezembro de 2006, que o seu talento tem vindo a ser divulgado e reconhecido. Os temas da sua autoria inserem-se num variado leque na área musical que vai desde o pop-rock ao hip-hop, passando pelo reagge e pelo funk Os Terceira Margem, são oito jovens de Setúbal, uma banda que se formou em Outubro de 1998 e que é também conhecida pela sua música de intervenção, cuja sonoridade, igualmente variada, engloba o hip-hop, reggae, funk e pop-rock Em Dezembro de 2006, lançaram o seu primeiro cd (De mãos Vazias). Segundo os organizadores, esta iniciativa pretende também “mostrar que presentemente já é feita em Portugal música cristã com muita qualidade”. Por outro lado, este concerto, cujo slogan é “Vem e traz um amigo”, aberto a todos os jovens que nele queiram participar, pretende ainda incentivar as inscrições na disciplina de EMRC – Educação Moral e Religiosa Católica. “Trata-se de uma actividade que se pode enquadrar no chamado ‘primeiro anúncio’ e é uma excelente proposta para os grupos de jovens, sobretudo aqueles em preparação para receber o Sacramento do Crisma”, destacam os organizadores. A noite de 30 de Abril será assim o culminar de uma tarde inteiramente dedicada apenas aos alunos do 8º ao 12º ano de escolaridade, organizada pelo Sector Diocesano do Ensino da Igreja nas Escolas (SDEIE) e que substitui os Dias de Moral realizados anteriormente. Das 15 às 17 horas, no Parque Municipal de Loulé, serão então desenvolvidos ateliês desportivos, culturais e artísticos de escolha livre. Aeróbica, yoga, hip hop, reciclagem de papel, escultura, artes de palco, pinturas faciais, bandas de garagem, bijutaria e tererês e actividades radicais são algumas das propostas que estarão presentes. A par de isto tudo haverá ainda um stand da disciplina de EMRC e serão também entregues os prémios do concurso “Viver Partilhando”, cujos trabalhos estarão em exposição. Todos os alunos das escolas algarvias, assim como os grupos de jovens paroquiais e de movimentos são os destinatários desta iniciativa. Os bilhetes para o I Concerto Jovem estarão disponíveis para venda e/ou reserva, pelo valor unitário de 5 euros, nos Serviços Diocesanos de Pastoral , no Largo da Sé, nº 20, em Faro. Para mais informações, os interessados contactar através do 963775836 ou 962467433 ou pelo e-mail juventude@diocese-algarve.pt.