Durante os meses de Verão regressava à cidade de Braga, o­nde dispunha de um apartamento na Casa Sacerdotal da arquidiocese e colaborava na conhecida igreja dos Congregados, o­nde, além da Eucaristia, se dedicava à celebração do Sacramento da Penitência como serviço diário aos fiéis. Faleceu vítima de doença no aparelho digestivo e intestinal.O seu corpo esteve em câmara ardente na igreja de São José de São Lázaro, em Braga, o­nde no passado dia 13 de Setembro, foram celebradas as solenes exéquias, tendo sido depois sepultado no Cemitério Municipal de Braga, em jazigo de família. Depois de frequentar os Seminários de Braga, foi ordenado em 1955 e nomeado prefeito do Seminário de Santiago. Prosseguiu os estudos na Universidade de Salamanca. Em 1964 foi residir no Paço Episcopal de Inhambane, em Moçambique, o­nde, durante dez anos, exerceu o cargo de vigário geral e de professor. Regressado de Moçambique, continuou como professor nas escolas André Soares, Tadim e Cabreiros (em Braga), e na Escola de Lagos (Algarve). Foi pároco de São Mamede de Este e da Cividade (Braga), reitor da igreja do Salvador e capelão do Lar Conde de Agrolongo, também em Braga.