O momento culminante desta semana teve lugar no dia 19 à noite, na igreja paroquial, com uma Vigília preparada pelos jovens daquela paróquia. Estiveram presentes mais de meia centena de jovens das Ferreiras como de outras paróquias da vigararia e um razoá-vel grupo de adultos. Durante a Vigília, num primeiro momento, os presentes, percorreram os passos da Via-Sacra. Num segundo momento foi dado lugar à oração pessoal e à contemplação da Cruz. Estando presente, o pároco de São José das Ferreiras, padre Carlos César Chantre, num momento de reflexão sublinhou o facto de os jovens ainda terem a coragem de seguir o caminho da Cruz, afirmando que "num mundo que vive do espectáculo, nós estamos, numa Sexta-feira, no escondido, a percorrer e contemplar a via dolorosa que é escândalo para uns e loucura para outros. No escondido para que, como disse João Baptista, eu dimi-nua e Ele cresça". Aproveitou ainda para estimular os jovens ali presentes exortando-os a que "não te-nham medo do mundo". A noite de Vigília terminou com a passagem da Cruz da JDJ aos jo-vens da paróquia de Boliqueime, onde permanecerá durante uma semana.