Esta formação, promovida pelo Secretariado da Pastoral das Vocações da Diocese do Algarve, teve como objectivos despertar toda a diocese para uma consciência vocacional e animar os agentes de pastoral para que assumam o trabalho das vocações como uma urgente necessidade da Igreja diocesana algarvia. Partindo de uma dinâmica teórico-prática, fez-se uma análise da situação da pastoral vocacional, nesta zona da diocese, seguindo-se um momento para fazer experiência de sentir-se chamado e vocacionado, no qual cada participante narrou o seu percurso vocacional. Com a finalidade de aprofundar na compreensão da própria vocação e da riqueza e complementaridade das diversas vocações eclesiais, os participantes foram introduzidos na dinâmica vocacional de algumas personagens bíblicas e na teologia das vocações, tendo como referência alguns textos fundamentais do Antigo e do Novo Testamento, assim como alguns documentos da Igreja. O último momento desta formação oriento para a elaboração de possíveis acções vocacionais a realizar, tanto a nível paroquial como diocesano. Deste trabalho saíram propostas que ajudarão aquele Secretariado a concretizar os objectivos que se marcou ao início do seu programa. Ao terminar o encontro, partiram os participantes com uma compreensão renovada da vocação eclesial. E, sobretudo, com a certeza de que o chamamento de Deus se faz ouvir através das mais diversas mediações. Cabe aos agentes de pastoral, ajudar os adolescentes e jovens a decifrar os sinais do chamamento de Deus, hoje, e a estimulá-los para que o assumam com um coração disponível e agradecido.