Com esse objectivo, no dia 4 de Outubro, os frades menores reuniram juntamente consigo também as religiosas da família franciscana, os membros da irmandade de São Francisco e os jovens da Juventude Franciscana (JUFRA) para a celebração da Festa em honra do seu fundador. Assim, após a oração de vésperas, seguiu-se na igreja de São Francisco, em Faro, a Eucaristia na qual foram admitidos novos membros da JUFRA. Depois da Celebração Eucarística realizou-se a procissão e bênção com a presença de uma relíquia do santo e, a terminar, houve tempo para um convívio. Já no dia anterior, que marca o aniversário do falecimento de São Francisco, foi celebrado, na mesma igreja, o chamado trânsito (morte) do fundador da Ordem Franciscana com a oração de vésperas, seguindo-se depois a Eucaristia da solenidade. As festividades enquadram-se no âmbito do triénio preparativo de 2006, 2007 e 2008 para a celebração dos 8 séculos da aprovação da Ordem Franciscana que será assinalada precisamente no último dos três anos.