Depois de terem ficado em primeiro lugar no VI Festival Diocesano Jovem da Canção Religiosa, realizado a 18 de Março deste ano, no Auditório Municipal de Portimão, os jovens paroquianos da Fuseta, que interpretaram o tema “Seguindo Jesus”, juntaram-se agora aos representantes das dioceses de Aveiro, Beja, Braga, Coimbra, Guarda, Lamego, Leiria/Fátima, Lisboa, Portalegre/Castelo Branco, Porto, Santarém, Setúbal, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu para uma tarde que teve como objectivos “dinamizar a pastoral dos jovens; incentivar a criação poético-musical partindo dos valores da cidadania e humano-cristãos; promover a canção mensagem como forma de linguagem musical e evangelizadora; possibilitar a comunicação, o convívio entre os jovens de cada diocese, grupos de jovens e movimentos de Portugal”. Subordinado à temática que orienta o Plano Nacional de Dinamização da Pastoral Juvenil em Portugal, até 2008, “Se alguém quiser vir comigo, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me”, o festival nacional, este ano pela primeira vez desassociado da Peregrinação Nacional dos Jovens a Fátima – o Fátima Jovem, contou com a animação musical do padre João Paulo Vaz, da diocese de Coimbra, e constituiu uma tarde de animação, festa e afirmação da fé dos jovens católicos portugueses. O festival foi muito mais do que um desfile de canções, mesmo neste encontro nacional. Todo o tempo que antecedeu a subida ao palco foi de reflexão, de itinerário espiritual e fraternal entre os intérpretes, entre o júri, tornando assim mais efectiva a verdadeira dimensão desta iniciativa. Todos foram convidados a tomar a cruz, a seguir, a viver sem medo de se dar, numa catequese que a organização do festival, através do Secretariado da Pastoral Juvenil de Coimbra, proporcionou. A vencedora deste VI Festival Nacional Jovem da Canção Mensagem foi a diocese de Aveiro com o tema “Brilha como o Sol”, em segundo lugar ficou a diocese de Coimbra com a canção “Se queres ser feliz” e em terceiro lugar a diocese de Leiria/Fátima com “Anda, vem comigo”. A diocese do Algarve ficou classificada em nono lugar. Do Algarve, para além da equipa diocesano do Sector Diocesano da Pastoral Juvenil, seguiu ainda para Fátima um autocarro com cerca de 40 pessoas da Fuseta, incluindo o pároco, padre Alberto Teixeira.