Assinalando esta significativa efeméride e querendo preitear a sua estima, apreço e gratidão pela valiosíssima acção desenvolvida pelo «Padre Júlio» um grupo de paroquiamos promove no dia 20 de Outubro (4.ª feira) uma jornada de louvor a Deus pelo Pastor que lhes foi dado ao longo de quase quatro décadas e de apreço para com o sacerdote, o homem e o amigo. Pelas 19 horas haverá concelebração Eucarística na Igreja Matriz, de Santa Bárbara de Nexe, momento grande em que a comunidade e, por certo, muitos outros cristãos idos de todo o Algarve, vão reviver no Mistério da Redenção toda a fraterna vivência em tomo do sacrifício de Jesus de Nazaré. Seguir-se-á um jantar de convívio e homenagem ao Padre Dr. Júlio Tropa Mendes, no restaurante «Tio Cavaco», naquela freguesia e para o qual se encontram abertas as inscrições, até amanhã, Sábado, dia 16 de Outubro, pelo telefone 289 992 779. O Padre Dr. Júlio Tropa Mendes que, desde 7 de Outubro de 1973, por Provisão do Bispo D. Florentino de Andrade e Silva, acumula a paroquialidade de Santa Bárbara de Nexe com a de Estoi, dirigindo assim espiritualmente uma vasta zona rural do concelho de Faro, é natural de Mação, onde nasceu em 26 de Dezembro de 1934 e foi Ordenado na Sé de Faro (15 de Julho de 1962), pelo Bispo D. Francisco Fernandes Rendeiro. Após a Ordenação foi Vigário Cooperador do Pároco de Santa Maria de Lagos, assumindo em Setembro de 1964 o cargo de Pároco de Bensafrim e da Luz de Lagos. Director do mensário «Encontro» (órgão das Paróquias de Santa Bárbara de Nexe e de Estoi), que se publica há mais de 30 anos, o Padre Dr. Júlio Tropa Mendes tem desenvolvido uma grande obra também no «Evangelho do Amor», que à acção sócio-caritativa, de que são testemunhos flagrantes e evidentes os Centros Sociais e lares de Santa Bárbara de Nexe e de Estoi, este em construção e do Infantário «O Caracol», este na aldeia estoiense. Também na Pastoral das Migrações, de que é Responsável Diocesano desde 26 de Outubro de 1973 (Provisão do Bispo D. Florentino de Andrade e Silva) e na Pastoral das Comunicações Sociais (Assistente do Departamento Diocesano desde 28 de Outubro de 1994, por Provisão do Bispo D. Manuel Madureira Dias). Licenciado em História pela Universidade Clássica de Lisboa, exerceu durante décadas o magistério oficial nas Escolas Secundárias de Lagos e de Loulé.