Trazido para Portugal pelo grupo de Loures que participou no encontro na Croácia, aquela representação de Cristo com a mão por cima de um amigo, chegou a Portugal, no dia 3 de Janeiro e tem estado a percorrer várias dioceses. No Algarve, uma das cópias do ícone originário do Egipto no século VI, estará de 24 de Março a 1 de Abril, naquela paróquia farense, uma iniciativa pensada pelo 2 elementos daquele comunidade que participaram no encontro de Zagreb. Luís de Jesus, um dos dois participantes explica que, “sabendo que o ícone vinha a Portugal lembrámo-nos que seria interessante que passasse pela paróquia de São Pedro”. Assim, a organização paroquial contemplará a passagem do ícone por várias instituições como o Hospital Distrital de Faro, o Estabelecimento Prisional, alguns Lares de Terceira Idade, Escolas, entre outras instituições da cidade. Um dos pontos altos do programa será, abertura da Semana da Amizade, no dia 24, que será realizada com uma oração na igreja matriz.