Volvido mais de meio século sobre a segunda e última visita da imagem de Nossa Senhora de Fátima ao Algarve, a região voltou a viver novamente, esse acontecimento marcante para todos os católicos algarvios. A imagem que chegou ao Algarve em Outubro de 2007, trazida por uma comissão presidida pelo Bispo do Algarve, D. Manuel Quintas, após as comemorações do 90º aniversário das aparições em Fátima é igualmente a da Virgem peregrina como a que esteve no Algarve na década de 50. Ao contrário, a primeira visita da imagem de Nossa Senhora de Fátima ao Algarve foi, segundo os dados fornecidos pelo Serviço de Estudos e Difusão do Santuário de Fátima, a terceira viagem da imagem da Capelinha das Aparições (não da Virgem peregrina) e decorreu entre Outubro de 1947 e Janeiro de 1948. Em longo destes dois anos de peregrinação pelo Algarve fica a memória de inúmeras iniciativas como recepções, procissões, encontros, catequeses, vigílias de oração, Eucaristias, formações, entre muitas outras acções e celebrações realizadas pelas quase 80 paróquias da região. Como exemplo, fica o registo da recepção à imagem mariana participada no dia 13 de Outubro de 2007 pelos fiéis de todo o Algarve e que juntou cerca de 15 mil pessoas no Largo da Sé, em Faro, assim como o acolhimento de muitos milhares de cristãos em algumas das principais paróquias urbanas do litoral algarvio. Com a Igreja do Algarve presente em Fátima, o habitual lançamento do Programa Pastoral para o ano em curso, realizado anualmente a 5 de Outubro, será feito no Santuário mariano igualmente no mesmo dia da entrega da imagem peregrina de Nossa Senhora, 4 de Outubro. O lançamento do novo ano pastoral será então realizado no Centro Pastoral Paulo VI, no decurso de uma celebração com forte expressão litúrgico que terá início pelas 15h sob o tema ‘Felizes os que escutam a Palavra e a põem em prática’. Constituída por quatro partes, a celebração será composta por algumas preces, danças, representações, projecções de imagens, testemunhos e outros momentos mais carregados de simbologia. A primeira parte procurará invocar o Espírito Santo, a realidade do mundo, a mensagem de Fátima, o Algarve e a imagem peregrina de Nossa Senhora. A segunda parte compreenderá a apresentação das quatro vigararias que compõem a diocese algarvia e contará com o testemunho dos sectores da Pastoral Vocacional e da Pastoral Sócio-caritativa, duas das dimensões mais presentes no Programa Pastoral da Igreja algarvia do último biénio. A terceira terceira parte incluirá uma representação e a apresentação propriamente dita do Programa Pastoral do próximo biénio de 2009-2011 que terá particular incidência na Pastoral da Família, cujo sector da Pastoral apresentará também um testemunho. A celebração finalizará com uma representação conclusiva. Pelas 18.30h será celebrada uma Eucaristia, presidida pelo Bispo do Algarve, na igreja da Santíssima Trindade, seguindo-se pelas 21.30h a recitação do terço, cujo primeiro mistério será da responsabilidade da Diocese do Algarve e a procissão de velas com o andor a ser carregado igualmente por alguns fiéis algarvios. Antes do início do programa, os peregrinos deverão dirigir-se ao Centro Pastoral Paulo VI onde poderão adquirir o material da peregrinação composto pelo guião, lenço e programa e calendário diocesano (este último facultativo).

Programa da Peregrinação Diocesana a Fátima 04 de Outubro de 2009

Aquisição do material da peregrinação – Centro Pastoral Paulo VI 15.00-17.30h – Centro Pastoral Paulo VI

18.30h – Celebração da Eucaristia presidida pelo Bispo do Algarve Igreja da Santíssima Trindade

21.30h – Terço e procissão de velas