Desta vez, o espaço que acolherá o arranque das actividades do novo ano será o Centro Pastoral de Santo André, na igreja da Penina da paróquia de Alvor e terá como destinatários os diversos agentes de pastoral, nomeadamente o clero diocesano, as religiosas(os), os seminaristas, os movimentos com implantação diocesana e alguns elementos, representativos de cada comunidade paroquial, “aptos para sensibilizar e levar por diante, com o respectivo pároco e outros paroquianos, um projecto de futuro para a Igreja do Algarve, segundo o documento “A Igreja do Algarve em revisão”. As actividades do dia terão início com o acolhimento, pelas 9 horas, seguindo-se a Eucaristia às 10 horas. A apresentação dos participantes, pelas 11.30 horas, precederá a apresentação do Programa Diocesano, cabendo a introdução ao cónego José Pedro Martins, vigário episcopal para a pastoral. Seguir-se-á então a abordagem às três dimensões que, este ano, pretenderão servir de fonte inspiradora a todas as acções e iniciativas realizadas na diocese algarvia: Vocações Consagradas, Família e Eucaristia. A dimensão vocacional ficará a cargo do padre Mário de Sousa, reitor do Seminário diocesano, a dimensão familiar será da responsabilidade do padre Henrique Varela, assistente diocesano da Pastoral Familiar, e a dimensão eucarística caberá ao padre Carlos de Aquino, director do Secretariado Diocesano da Liturgia, seguindo-se após as intervenções um espaço de esclarecimento e partilha. Depois do almoço, o Bispo diocesano, D. Manuel Neto Quintas, abordará, pelas 15 horas, o tema “Igreja do Algarve – perspectivas de acção pastoral”. A Assembleia Diocesana terminará com a oração das vésperas pelas 16.30 horas.