Recorde-se que o Papa Bento XVI proclamou um “Ano Paulino”, para celebrar os 2000 anos do nascimento de São Paulo, com início na Solenidade dos Apóstolos Pedro e Paulo, a 29 de Junho de 2008, e a terminar um ano depois. O Bispo do Algarve, D. Manuel Quintas, aponta a dimensão ecuménica como “uma forma de exprimir a unidade” no início do ano dedicado a Paulo, apesar de reconhecer que a diocese algarvia tem ainda um longo caminho a percorrer nesta área. “Como toda a Igreja, temos muito que caminhar para a unidade que Cristo nos pede”, admite. Para viver este período, a Conferência Episcopal Portuguesa publicou um itinerário catequético, de 52 semanas, intitulado “Um ano a caminhar com São Paulo”. A subsídio, da autoria de D. Anacleto Oliveira, Bispo Auxiliar de Lisboa, apresenta um tema para cada semana do ano e destina-se, além das pessoas individualmente, às famílias, aos grupos paroquiais, à pastoral juvenil e aos movimentos. A publicação poderá ser adquirida nos Serviços Diocesanos de Pastoral, no Largo da Sé, em Faro, ou através das paróquias.