Em declarações à FOLHA DO DOMINGO, o Bispo do Algarve anunciou o dia da ordenação sacerdotal, na Sé Catedral de Faro, aprovada e programada então para o início do próximo ano pastoral de 2006/2007, no domingo a seguir à Assembleia Diocesana que marca o arranque das actividades diocesanas no Algarve. Recorde-se que o diácono Joel Teixeira só poderia ser ordenado presbítero depois de Agosto, em virtude de se respeitar o prazo de 6 meses, recomendado entre as ordenações diaconal e sacerdotal, ele que foi ordenado diácono no passado dia 26 de Fevereiro. D. Manuel Quintas adiantou ainda que a decisão recaiu sobre o mês de Outubro porque em “Setembro seria muito no início do ano pastoral”. Quanto à instituição de outros seminaristas nos ministérios do leitorado e diaconado o Prelado afirmou que “não está nada decidido”.