A iniciativa, organizada pelo Sector Diocesano da Pastoral Juvenil (SDPJ), destinou-se a todos os jovens e animadores algarvios interessados em participar naquele encontro mundial da juventude com o Papa Bento XVI, tendo contado com a participação de 3 jovens da paróquia da Mexilhoeira Grande, 2 de Paderne, 1 de Quelfes, 1 de Nossa Senhora do Amparo de Portimão e 1 animador de Ferragudo. A iniciativa pretendeu dar a conhecer não só as principais informações sobre a forma de participação, como as disposições que deverão ter presentes todos os que queiram integrar o grupo nacional que vai estar presente em Sidney no próximo Verão. Assim, foram abordados todos os pormenores relacionados com a viagem, alojamento, inscrições e respectivos pagamentos. Depois da visualização de uma apresentação sobre a participação da diocese do Algarve nas últimas JMJ, um vídeo sobre a JMJ em Sidney e de escutado o hino composto para aquele acontecimento mundial cuja temática será “Recebereis a Força do Espírito Santo” (Act 1,9), o SDPJ informou sobre as condições da viagem. As inscrições, que incluem para além do alojamento (em famílias, paróquias, casas religiosas, escolas, entre outros espaços públicos), a alimentação dos participantes, uma quota de solidariedade (10 euros) para com os países mais pobres e um distintivo nacional, compreendem também o valor da viagem de avião que obedece a uma das três possibilidades de pagamento: prestação única, dupla prestação ou tripla prestação. A prestação única, a ser paga até ao próximo dia 15 de Dezembro, fica em 2150 euros. A prestação dupla, para além da primeira fase de pagamento de 1350 euros (até dia 15 de Dezembro), possibilita o pagamento de uma segunda tranche no valor de 1000 euros, a ser paga até 31 de Janeiro do próximo ano, totalizando assim 2350 euros. A tripla prestação ascende aos 2500 euros, sendo a primeira prestação de 1000 euros paga até dia 15 de Dezembro, a segunda prestação de igual valor paga até 31 de Janeiro de 2008 e o último pagamento de 500 euros feito até 29 de Fevereiro de 2008. A diocese do Algarve está a organizar a viagem dos participantes de todas as dioceses nacionais na JMJ para o Departamento Nacional da Pastoral Juvenil e, segundo explicou Nelson Farinha, membro do SDPJ responsável por esta área, o elevado valor da viagem é justificado pela grande procura que estão a ter os voos naquela data para a Austrália, o que tem levado as companhias aéreas a inflacionar os valores das viagens. “Algumas delas já fecharam mesmo os voos para território australiano”, explicou. Desta forma, prevê-se que a participação portuguesa e, naturalmente também a algarvia, seja apenas simbólica, devendo a delegação do Algarve não ir além dos cerca de 10 jovens e animadores, segundo a previsão mais optimista do SDPJ.