No passado sábado, a igreja paroquial de Vila Real de Santo António encheu-se, pelas 21 horas, com a presença de muitos jovens da vigararia de Tavira para a oração que os procurou motivar para a parti-cipação naquela iniciativa diocesana. A estes juntou-se também um significativo grupo de Aljezur, res-ponsáveis pela organização da acção, bem como outros, vindos de outras partes da diocese do Algarve, num total de cerca de 80 jovens. Esta foi a segunda iniciativa do género promovida na vigararia de Tavira. A primeira teve lugar na igreja paroquial de Santa Maria, na cidade do Gilão, no dia 2 de Dezembro último. Com o apoio do Sector Diocesano da Pastoral Juvenil estas acções de promoção e preparação da Peregrinação Diocesana a Taizé irão ainda decorrer nas restantes vigararias da diocese algarvia. A próxima, para os jovens da vigararia de Faro, será no dia 3 de Fevereiro na igreja de São Luís, em Faro, seguindo-se depois a vigararia de Loulé/São Brás de Alportel, no dia 3 de Março, na igreja de São Francisco; para a vigararia de Albufeira, na igreja paroquial das Ferreiras, no dia 14 de Abril; para a vigararia de Portimão, na igreja matriz daquela cidade, no dia 19 de Maio; e por fim, para a vigararia de Lagos, no dia 2 de Junho, na igreja paroquial de Santa Maria de Lagos. Nestes encontros, para além dos momentos de oração que procuram levar os jovens a identificar-se com a espiritualidade de Taizé, é ainda visionado um DVD sobre aquela comunidade ecuménica. Recorde-se que o itinerário da Pe-regrinação, com partida de autocarro no dia 27 de Julho, prevê uma paragem no Santuário de Nossa Senhora de Lourdes (França), com celebração presidida por D. Manuel Neto Quintas, estando a chegada a Taizé agendada para o dia 29. O regresso directo ao Algarve será a partir do dia 5 de Agosto, estando prevista a chegada no dia 6 de Agosto. Os custos de participação incluem transporte, alojamento e alimentação em Lourdes e durante toda a semana em Taizé. Para um jovem a Peregrinação custará 150 euros (alojamento em tenda). Embora limitada a um número reduzido de adultos (maiores de 30 anos) e famílias, os custos são os seguintes: adultos – 215 euros (alojamento em camarata) e casal – 430 euros e crianças até 14 anos – 130 euros (alojamento em quarto).