Do Algarve participaram 30 professores, incluindo Carla Sabino, a docente eleita pelo Secretariado do Ensino da Igreja nas Escolas da diocese do Algarve, escolhida para fazer a experimentação do 7 º ano. A leccionar na Escola EB 2.3 de Castro Marim, a professora irá aplicar apenas o programa numa turma piloto de 16 alunos. Para além desta docente, os restantes professores também tiveram oportunidade de tomar contacto com os novos programas, competências e objectivos da disciplina que deverão ser implementados no próximo ano de 2008/2009. Os docentes puderam apresentar propostas e sugestões que serão posteriormente entregues soba forma de um trabalho final. Este Fórum, subordinado ao tema “Quando a cultura é interpelada pela Fé”, pretendeu também reflectir sobre a situação do religioso e dos valores éticos no mundo contemporâneo.