Inicio / Noticias / Loulé prepara-se para a Festa Grande a Maria, a Mãe Soberana

Loulé prepara-se para a Festa Grande a Maria, a Mãe Soberana

Já no Domingo de Páscoa, dia 16 de Abril, o andor com a imagem da Pietá algarvia desceu, carregada pelos homens-do-andor da igreja do Santuário, no alto da cidade de Loulé, até à igreja de São Francisco o­nde permanece até ao próximo dia 30 de Abril, para a chamada Festa Grande, que este ano terá como orador o cónego Gilberto Soares Santos. Logo no dia 17 iniciou-se a novena de oração que terminará na próxima quarta-feira, dia 26. Assim, diariamente, na igreja de São Francisco, pelas 21 horas, tem tido lugar uma pregação com base em temas da autoria do padre António Martins, vigário paroquial de Loulé. O mundo rural, o mundo da construção civil, do desporto e do turismo foram as temáticas já abordadas. Hoje, dia 21, será a vez da saúde, seguindo-se, nos próximos dias, o comércio, a educação, a emigração e a justiça. A novena de oração será interrompida no domingo, dia 23, pois será celebrada uma Eucaristia em honra de Amadeus Mozart, no âmbito das comemorações dos 250 anos do seu nascimento, a ter lugar na Igreja Matriz, seguida de um concerto pela Orquestra Regional do Algarve. De 27 a 29 de Abril cumpre-se o Tríduo que antecede a Festa Grande. Tendo como orador o cónego Gilberto Santos, o Tríduo proporá no primeiro dia, como intenção de oração, todos os que colaboram nas paróquias de Loulé. O segundo dia será, pelas 15 horas, vocacionado para os idosos e doentes e pelas 21 horas para as famílias. O último dia será, de manhã e à tarde, para as crianças até ao 4º ano de catequese e à noite para os jovens. No dia da Festa Grande, será celebrada pelas 10 horas, na igreja de São Francisco, Eucaristia, seguida de procissão até ao monumento a Duarte Pacheco, o­nde, pelas 12 horas, será nova Celebração Eucarística, agora animada pelas crianças e adolescentes do 5º ao 9º ano de catequese. Das 13 às 16 horas segue-se um tempo de oração e louvor a Maria, tendo lugar depois a celebração solene com a consagração do concelho de Loulé a Nossa Senhora. Pelas 18 horas tem início a procissão pelas principais artérias da cidade, com os homens-do-andor a carregarem a imagem da Nossa Senhora da Piedade, numa escalada íngreme, em ritmo acelerado, até ao seu altar. É o adeus da padroeira à sua terra e o regresso à sua igreja que, a poente, se ergue sobranceira a toda a cidade. Para a Festa Grande são esperados alguns milhares de peregrinos em Loulé, vindos de muitos pontos do Algarve e até do país.

Verifique também