Inicio / Em Breve / Padre Anselmo Borges profere conferência em Loulé

Padre Anselmo Borges profere conferência em Loulé

Pe_anselmo_borgesO padre Anselmo Borges profere amanhã, pelas 21h, uma conferência no salão nobre dos Paços do Concelho de Loulé sobre o tema “Valores e Liberdade: Que Fé?”.

A sessão, com entrada livre, faz parte do ciclo “Antes e Depois. Para Amanhã, vertente do programa de cidadania da Comissão Concelhia 25 de Abril, instituída por unanimidade pela Câmara Municipal de Loulé.

Ao lado do sacerdote, que é também filósofo e ensaísta, para além de professor da Universidade de Coimbra, estarão João Ventura, presidente do Instituto de Cultura Ibero-Atlântica, que fará a apresentação do convidado e introdução ao tema, e Nélson Ferreira, presidente da Associação EXISTIR, para moderar o debate que se seguirá.

Doutorado em Filosofia pela Universidade de Coimbra e professor da Faculdade de Letras desta Universidade, Anselmo da Silva Borges é amplamente conhecido no país pela sua vasta reflexão sobre a atualidade e o rumo do tempo presente, assim como sobre o confronto entre a fé e o mundo contemporâneo.

É padre da Sociedade Missionária da Boa Nova, tendo sido ordenado em Fátima, em 15 de agosto de 1967, após frequentar os Seminários de Tomar (Convento de Cristo), de Cernache de Bonjardim e de Cucujães. Frequentou a Universidade Gregoriana de Roma, onde obteve a licenciatura canónica em Teologia Dogmática, e estudou Ciências Sociais na École des Hautes Études en Sciences Sociales, em Paris, e Filosofia nas Universidades de Coimbra e Tubinga.

Lecionou Filosofia e Teologia na Universidade Católica Portuguesa e no Seminário Maior de Maputo. Como docente de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, regeu nos últimos anos, entre outras, as cadeiras de Antropologia Filosófica e Filosofia da Religião e Ética e orientou um Seminário sobre Mulheres e Religiões. Integrou também o corpo docente do Programa Doutoral em Neurociências Clínicas, Neuropsiquiatria e Saúde Mental da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

É colunista do Diário de Notícias sobre temas religiosos e tem publicadas várias obras literárias.

Verifique também

Fernando Santos destaca que a vinda do papa reforça o reconhecimento que a Igreja tem por Fátima

O selecionador nacional de futebol destaca que a vinda do papa Francisco reforça o reconhecimento …