Tendo como tema «Paulo, o apóstolo dos gentios», estas Jornadas de Actualização Teológico-Pastoral do Clero que decorrem no Seminário de Beja teve início ontem, dia 26 de Janeiro, prolongando-se até à próxima quinta-feira, dia 29, contam com a participação de cerca de 17 padres da diocese algarvia, para além do Bispo diocesano. O dia de ontem foi orientado pelo padre José Tolentino Mendonça que reflectiu sobre «A vida de Paulo». Hoje, dia 27, os oradores estão a ser dois espanhóis, vindos de Barcelona e de Múrcia (Espanha), Josep Rius-Camps e José Cervantes Gabarrón que estão a analisar os «discursos dialécticos de Paulo, nos Actos, segundo Lucas», «As cartas de Paulo, retrato de um missionário», «As apologias nos Actos, segundo Lucas» e «O Evangelho de Paulo: o Ressuscitado é o Crucificado». Amanhã, dia 28, serão três os conferencistas. D. Anacleto Oliveira abordará os temas «O Evangelho de que nasce a Igreja» e «A Igreja que vive do Evangelho» e o Bispo Emérito do Algarve, D. Manuel Madureira Dias, os «Aspectos da Cristologia Paulina». A temática da «Sotereologia Paulina» será tratada pelo padre Luís Rúbio Moran. Na quinta-feira, dia 29, o padre Manuel António do Rosário referir-se-á à «Antropologia Paulina» e Teresa Costa Pereira ao «Papel das mulheres, segundo São Paulo: encontro e desencontros».