Inicio / Noticias / Paróquia de Budens vive experiência missionária

Paróquia de Budens vive experiência missionária

O padre José Manuel Pacheco, da equipa responsável pela paróquia, entende que esta missão dos padres Maneiro, Marinho e Manuel Acácio “é uma acção extraordinária de evangelização que pretende revitalizar e comprometer mais a comunidade cristã local, procurar desafiar os indiferentes e afastados da comunidade cristã e contactar com todas as realidades que fazem parte do universo da paróquia, levando-lhes uma mensagem de esperança e de alegria, a ‘abundante redenção’ de Jesus Cristo”. O sacerdote esclarece os motivos que levaram aquela paróquia algarvia a solicitar a iniciativa. “Porque acreditamos que a força do Espírito Santo move corações, destrói barreiras, preconceitos, respeitos humanos e cremos na eficácia da Missão popular como meio para dinamizar uma paróquia”, justifica, acrescentando que os objectivos principais desta missão são “motivar os que só frequentam a comunidade em ocasiões especiais, atraindo os indiferentes e sensibilizando os pais para a importância da educação cristã dos seus filhos”. Pretendemos ainda “fortalecer a comunidade local, levando-a a um maior desprendimento e uma maior confiança em si mesma”, adianta o padre José Pacheco. A primeira semana envolveu cerca de 120 pessoas que participaram em toda a paróquia, desde Budens a Burgau, passando pelas comunidades de Salema, Figueira e Vale de Boi. Destaque ainda para as assembleias familiares realizadas, sem esquecer a missão das crianças e também a visita a doentes, como forma de chegar até às famílias. Nesta segunda semana, os participantes das assembleias têm sido convidados a estarem presentes no momento de anúncio kerigmático que tem lugar à noite, em cada centro, animado por cada um dos três missionários redentoristas. No final da primeira semana foi então realizada a assembleia das assembleias que procurou reunir os participantes dos diversos centros para partilha das experiências vividas. Animadores e participantes são unânimes em reconhecer a importância da experiência e destes, alguns asseguram que irão solicitar formação bíblica na paróquia. No próximo domingo, terá lugar o encerramento destas duas semanas de missão com uma celebração presidida pelo vigário geral da diocese, o padre Firmino Ferro, que terá lugar pelas 11 horas na igreja paroquial. “Será um forte momento de partilha e incentivo à continuidade da missão, assinalando a partida dos missionários e louvando o Senhor pelo seu generoso serviço missionário”, afirmou o padre José Pacheco.

Verifique também