O calor da noite, a charola no cimo do mastro, as fitas, a verdura pelo chão, o cheiro a alecrim, a sardinha assada, a música do acordeão, os cantos tradicionais e a marchas dançadas pelos mais novos criaram o cenário perfeito para o convívio. Também em Vaqueiros, no dia de São Pedro, padroeiro da comunidade foram inauguradas as restauradas imagens, tectos, altares e vitrais da igreja paroquial. A ocasião serviu igualmente para a comunidade paroquial apresentar o seu estandarte à população. No âmbito desta inauguração, a Festa em honra de São Pedro, que contou com a celebração da Eucaristia, seguida de procissão solene, realizou-se com a união de esforços das irmãs Franciscanas Missionárias de Maria, dos paroquianos, incluindo o grupo de acólitos e muitos populares. À noite, foi notório o convívio entre as muitas pessoas que se divertiram no adro da igreja, ao som de música tradicional.