Intitulada ‘A Lectio Divina: Voz de Deus na Vida dos Jovens’, a iniciativa será promovida no Centro Paroquial e Social de Loulé e terá orientação dos padres Flávio Martins, pároco de Cachopo, Martim Longo, Tavira e Vaqueiros e António de Freitas, assistente do Sector Diocesano da Pastoral Juvenil (SDPJ). Após o acolhimento e oração da manhã, pelas 10h, o primeiro intervirá sobre ‘O lugar da Palavra de Deus na caminhada de fé do jovem’ e o segundo, às 12h, sobre ‘A Lectio Divina: Esquemas e Dinâmicas’. À tarde, depois do almoço partilhado entre os participantes, decorrerá pelas 14h um painel intitulado ‘A Lectio Divina na minha vida’, tendo como moderadora Ângela Farinha e como participantes Teresa Martins, Tiago Branco e Patrícia Mendonça. A jornada de formação, que se destinará também a catequistas a partir do 10º ano de catequese, terminará com um exercício prático de Lectio Divina e com um plenário de partilha, seguido de oração e do encerramento. O SDPJ está consciente da necessidade de incrementar a prática da leitura da Sagrada Escritura na vida dos jovens algarvios. “Ler, pensar, escutar e orar a Palavra de Deus, sabemo-lo, está hoje muito ausente da vida e do itinerário de crescimento de fé dos nossos jovens. Daí esta proposta e desafio que queremos lançar a todos: possibilitar aos jovens passar da simples leitura e conhecimento teórico da Bíblia para um diálogo amoroso e intenso entre eles (jovens) e Deus”, refere a organização, considerando que “a Lectio Divina mudou a vida de muitos ao longo de mais de um milénio”. “Nós acreditamos que no início deste novo milénio a vida cristã autêntica dos jovens passa pelo «uso» dialogante da Bíblia e não só pelo conhecimento teórico dos seus conteúdos”, acrescenta-se. Os interessados em participar no encontro poderão descarregar a ficha de inscrição aqui e enviá-la depois de preenchida para o SDPJ, no Largo da Sé, 19 – 8000-139 Faro, através do e-mail juventude@diocese-algarve.pt, ou de fax 289 805 400. Mais informações poderão ser obtidas através dos telemóveis 964 322 432 e 919 101 448. O que é a Lectio Divina? É uma forma aprofundada de oração, a partir da leitura da Sagrada Escritura, que exige disponibilidade de tempo e de espírito. Não admira por isso que tenha surgido nos mosteiros, promovida por grandes mestres da espiritualidade. O primeiro momento passa por ler a Palavra, seguindo-se um momento de aprofundamento do que se leu. A terceira etapa é a de oração a partir da leitura que se fez em confrontação com a vida pessoal e a última fase é a da contemplação da Palavra como predisposição para a acção na vida concreta.