O padre Pedro Manuel, director do Secretariado da Pastoral Vocacional da Diocese do Algarve, começou por deixar claro que “a vocação não é uma aposta de ontem, mas de hoje e um convite sempre renovado”. “Compete-nos a nós, Igreja, promover dinamismos que favoreçam a interiorização”, considerou o jovem sacerdote, lamentando que infelizmente estes não abundem na Igreja. “Os nossos programas pastorais ressentem-se muitas vezes desta falta de interiorização. Precisamos de mais alma e espírito”, defendeu. Apresentando um forte programa de actividades para aquele sector, o padre Pedro Manuel anunciou a continuidade dos encontros ‘Chama por Mim’, repartidos por cada uma das quatro vigararias, um Curso de Acompanhamento Vocacional, a realizar nos meses de Fevereiro e Março de 2010 e uma caminhada nocturna, no início do Verão do próximo ano. O sacerdote destacou ainda um conjunto de actividades missionárias a realizar mensalmente nalguma casa de acolhimento da diocese e umas Férias Missionárias a acontecer em Julho na comunidade de Martim Longo. Durante o mês de Agosto, a Pastoral Vocacional apostará na iniciativa ‘Missão Contigo’, uma experiência missionária ad gentes a realizar na América Latina ou em África. Para além das Férias Missionárias, em conjunto com a Pastoral Juvenil será organizado também um Retiro de Quaresma. Na Semana da Vocações, que no próximo ano ocorre em Abril, serão promovidos dois dias de Cinema Vocacional e um Intercâmbio de Oração Vocacional entre comunidades de vida consagrada e grupos de jovens da diocese. No contexto do Ano Sacerdotal que se está a viver, a Pastoral Vocacional propõe nessa mesma semana um Tempo de Adoração ao Santíssimo Sacramento com um subsídio preparado pelo Secretariado Diocesano da Pastoral Vocacional (SDPV) como forma de assegurar a continuidade da vivência do Lausperene na Semana do Seminário. O sacerdote frisou ainda que o SDPV “está livre e disponível para chegar à vida das comunidades paroquiais”. “Queremos ir ao encontro da juventude do Algarve e durante este ano procurar visitar pelo menos um terço das nossas paróquias”, prometeu. Ao nível do Pré-seminário anunciou a edição de um subsídio para catequistas, grupos de jovens e aulas de EMRC – Educação Moral e Religiosa Católica que “chegará em breve às paróquias”. O Pré-seminário organizará ainda encontros vocacionais por zonas para cada uma das vigararias em pólos de “irradiação vocacional e sensibilização ao Pré-seminário”. Para jovens mais velhos serão realizados Jantares Vocacionais no Seminário que prometem dar a conhecer um pouco da vida na instituição. Em termos de subsídios, o sacerdote que faz parte também da equipa formadora do Seminário diocesano, anunciou ainda um Catecismo de Pastoral Vocacional organizado pelo SDPV “que sairá esta semana”.