Inicio / Noticias / PAULINAS: DEZ ANOS AO SERVIÇO DA EVANGELIZAÇÃO DO ALGARVE

PAULINAS: DEZ ANOS AO SERVIÇO DA EVANGELIZAÇÃO DO ALGARVE

A presença da livraria “Paulinas Multimédia” entre nós, tem sido uma verdadeira benção e um precioso auxílio, “um coadjutor de papel”, para todos os cristãos que querem alimentar a sua fé e iluminá-la com a leitura, a imagem e o som, mas particularmente para todos os agentes da evangelização do Algarve, nomeadamente os párocos e os catequistas. A Pia Sociedade das Filhas de São Paulo foi fundadada em 1915 pelo Beato Tiago Alberioni, fundador de vários institutos religiosos que constituem a Família Paulista e cuja actividade apostólica visa a evangelização do mundo através dos meios de comunicação social. A Família Paulina chegou a Portugal em 1943 e ao Algarve, de forma permanente, apenas em 1996. Estes institutos religiosos fundados pelo Padre Tiago Alberioni foram confiados à protecção de São Paulo, o Apóstolo das gentes, o evangelizador do mundo pagão, que chegou até ao aréopago de Atenas, exactamente porque o Padre Alberioni queria chegar a todos os cantos do mundo através dos novos meios de comunicação social. E chegou também ao Algarve! Em boa hora chegou a esta Região mais periférica de Portugal continental, a esta Diocese afastada dos grandes centros de difusão editorial, de Lisboa, do Porto, de Fátima, o­nde fácilmente encontramos livrarias e centros audio-visuais. Porém, aqui no Algarve, no Sul de Portugal, a Livraria Paulinas Multimédia, desempenha uma missão verdadeiramente apostólica, porque é única em todo este vasto território. Os serviços prestados pelas irmãs Paulinas à evangelização do Algarve e do Sul de Portugal vão muito para além da sua presença na livraria da Rua do Município em Faro. Tal, só por si já seria um auxílio precioso, mas as irmãs não se limitam a isso, elas vão pelas Paróquias do Algarve, com os seus livros, as suas revistas, os seus C.D’s e DVD’s, e não só as suas publicações como também as publicações de outras Editoras que gostosamente colocam à nossa disposição. Bem Aventurado Tiago Alberioni que sonhou este serviço à Igreja, que «deu à Igreja novos instrumentos para exprimir-se, novos meios para dar vigor e amplitude ao seu apostolado, novas capacidades e nova consciência da validade e da possibilidade da sua missão no mundo moderno e com meios modernos» como elogiosamente reconheceu o Papa Paulo VI. Quanto não fez e continua a fazer o Padre Alberi o­ni, agora através dos institutos que fundou, «pela difusão da Bíblia! E pela difusão da parte mais importante dela, o Evangelho»! Ele que participou no II Concílio do Vaticano, foi com o seu carisma e com a acção da Família Paulista o grande inspirador do Decreto Inter Mirifica sobre os Meios de Comunicação Social. Foi de facto ele quem chamou a atenção da Igreja para a crucial importância dos media para a evangelização do nossos tempo. Compartilhando a sua alegria pela aprovação desse Decreto Conciliar, escreveu aos membros da família religiosa que fundara: «A actividade paulista foi declarada apostolado, ao lado da pregação oral, rodeada de grande estima diante da Igreja e do mundo». É isso mesmo! As palavras são dele e não podem ser mais exactas e rigorosas para caracterizar a frutuosa actividade das irmãs Paulinas no Algarve: É um apostolado e um apostolado riquíssimo, porque gerador de efeitos multiplicadores que a todos chega e atinge e por isso mesmo é um apostolado «rodeado de grande estima» e reconhecimento por parte de toda a Igreja do Algarve. Que estes primeiros dez anos se prolonguem por muitas e muitas dezenas de anos!

Verifique também