Recorde-se que o sacerdote agora empossado vinha desempenhando funções como moderador da equipa de párocos solidários constituída conjuntamente com o padre José António Nobre Duarte e que tinha ainda o padre António Manuel Martins como vigário paroquial. Nas Celebrações Eucarísticas a que presidiu o padre Firmino Ferro, vigário geral da diocese algarvia, em representação do Bispo do Algarve, D. Manuel Neto Quintas, foram salientados os 39 e os 17 anos de missão, vividos respectivamente pelos padres José Nobre Duarte e Henrique Varela. O padre Firmino Ferro agradeceu o trabalho e dedicação do sacerdote que agora deixou a equipa de párocos solidários e incentivou o novo pároco nas suas novas funções. A mudança agora impressa nas paróquias louletanas vem no seguimento de um pedido que o padre José Nobre Duarte tinha feito já há algum tempo junto do Bispo do Algarve no sentido da dispensa das suas funções. No entanto o sacerdote continuará a colaborar no exercício do trabalho pastoral das duas comunidades. O padre António Manuel Martins continuará a desempenhar funções como como vigário paroquial.