Neste sentido, a ida do seminarista Pedro Manuel para o Seminário irá acontecer inserida num segundo ano de estágio, integrando ao mesmo tempo o projecto da equipa formadora do Seminário de São José, incluindo, naturalmente, a pastoral das vocações ao nível do trabalho com o Pré-seminário. Ao que a FOLHA DO DOMINGO apurou, a nomeação do novo elemento da equipa formadora poderá apenas ocorrer quando este atingir a terceira e última etapa antes da ordenação sacerdotal, ou seja, quando for ordenado diácono. Sobre este próximo passo na sua caminhada rumo ao sacerdócio, Pedro Manuel, não quis adiantar muito. Referiu apenas que “tanto a instituição de leitor como a de acólito foram pedidas pelo sentir da Igreja”, por isso a ordenação diaconal será pedida também da mesma forma.