Terça-feira 17 de Setembro de 2019
Inicio / Noticias / Próximo Programa Diocesano de Pastoral prevê 6 anos centrados em Cristo

Próximo Programa Diocesano de Pastoral prevê 6 anos centrados em Cristo

As linhas orientadoras do projecto foram apresentadas no contexto da reunião do Conselho Pastoral da Diocese do Algarve (CPDA) que teve lugar no último sábado, dia 20 de Maio, na Casa de Retiros de Nossa Senhora do Rosário em São Lourenço do Palmeiral (Pêra) e irão agora ser aperfeiçoadas tendo em conta as sugestões apresentadas por aquele órgão consultivo. Contudo, a sua estrutura está definida. Trata-se de um Programa Pastoral, inteiramente cristológico, sujeito ao lema inspirador “Fazei o que Ele vos disser” (Jo 2,5), embora Maria, Mãe de Jesus, tenha nele uma significativa importância como a própria temática deixa antever. Conforme fez questão de clarificar o Bispo do Algarve, “quem aponta a pessoa de Cristo é Maria”. “E ao apontar-nos a pessoa de Cristo, através da frase emblemática e inspiradora de todo o programa, queremos sobretudo envolver-nos na pessoa de Cristo, a partir da Sagrada Escritura, através do aprofundamento da Bíblia e do método da Lectio Divina”, complementou D. Manuel Neto Quintas. O projecto, que terá como objectivos gerais a “promoção de uma pastoral da missão, centrada na experiência de Deus, em Jesus Cristo” e a “edificação, com Maria, de uma Igreja evangelizada e evangelizadora”, destina o primeiro ano (2006/2007) ao (re)conhecimento da realidade. “Pretende-se neste ano, – explicou o Bispo diocesano, – saber quantos somos, o que fazemos, como nos definimos, quais as nossas capacidades e potencialidades, quais as nossas necessidades e urgências”. Um ano que deverá preparar os meios operativos de resposta, tendo em conta a “formação de agentes pastorais e a criação de grupos e pequenas comunidades”. Os segundo e terceiro anos (2007/2008 e 2008/2009), que aparecem associados, serão marcados por um acontecimento: a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima à diocese algarvia. Nesse biénio, que terá como objectivo temático “Peregrinar, com Maria, ao encontro de Cristo”, privilegiar-se-á um “amplo aprofundamento da fé a partir de catequeses bíblicas e momentos celebrativos”. Os quarto e quinto anos (2009/2010 e 2010/2011), igualmente associados e com a temática “Permanecer, com Maria, em Cristo”, dão sequência aos anteriores com catequeses cristológicas. “A partir do evangelho de cada ano importará fazer um encontro com Cristo, segundo a metodologia da Lectio Divina”, explicou o cónego José Pedro Martins, vigário episcopal para a pastoral. No último ano (2011/2012), sob o tema “viver em Cristo a presença de Deus” pretende-se “tornar Jesus presente, sobretudo através do testemunho da caridade, privilegiando-se uma catequese sobre os sacramentos, valorizando-se o aprofundamento da Eucaristia, enquanto rosto eucarístico da Igreja”. D. Manuel Quintas considera o programa “aberto”, justificando que “a inspiração programática é que se mantém” e que os restantes aspectos serão todos os anos acrescentados. “Anualmente, o CPDA irá debruçar-se sobre o programa para esse ano”, concretiza, acrescentando três aspectos que, ao longo dos seis anos, irão ser acentuados: a família, as vocações e a dimensão sócio-caritativa.

Verifique também