Com um total de 18 participantes, a iniciativa foi organizada pelos catequistas dos respectivos grupos e decorreu sob a orientação do padre Dinis Faísca, que disponibilizou alguns dias das suas férias lectivas para acompanhar a actividade. Ao longo dos dois dias, os jovens, alojados nos anexos da igreja de Poço Barreto (Silves), reflectiram sobre a dimensão social e comunitária na vida da Igreja, com particular incidência na própria comunidade cristã a que pertencem. A actividade que focou também a importância vivência diária da oração, foi ainda composta por uma Celebração Penitencial, através da qual todos tiveram possibilidade de se reconciliar com Deus. “Olhámos para ‘dentro’ da nossa vida e percebemos que muitas vezes a preenchemos com coisas fúteis e passageiras que acabam por esconder as que são as mais importantes”, testemunharam alguns dos participantes. O Retiro terminou com a celebração da Eucaristia, tendo cada um guardado no seu coração o que de mais importante e valioso tem na sua vida.