Segunda-feira 14 de Outubro de 2019
Inicio / Noticias / Querença prestou homenagem póstuma ao pe. João Martins, seu antigo pároco

Querença prestou homenagem póstuma ao pe. João Martins, seu antigo pároco

D. Manuel Quintas no início da Eucaristia fez questão de salientar o objectivo daquela iniciativa. “Congregámo-nos esta tarde em Eucaristia, mais do que para sufragar a alma do padre João, para louvarmos o Senhor pelo dom do sacerdócio que lhe concedeu e particularmente pelas 3 décadas em que partilhou convosco a vossa vida de fé”, afirmou. O Bispo do diocesano congratulou-se ainda com a iniciativa do presidente da Junta de Freguesia que, considerou, ter certamente interpretado “o sentir da população da freguesia e achou por bem trazer para junto dos populares os restos mortais do padre João Martins”. “Queria salientar que este acontecimento demonstra o apreço que nutris por aquele que foi o vosso pároco e certamente também a adesão a esta Igreja diocesana e a esta iniciativa de nos mobilizarmos todos, quer pela oração, quer pela promoção directa da pastoral das vocações”, acrescentou o Bispo do Algarve. D. Manuel Quintas aproveitou ainda a ocasião para realçar o papel do sacerdote na comunidade. “O facto de terdes tido este gesto é certamente porque este sacerdote vos diz muito”, concluiu o Bispo diocesano, lembrando que certamente o falecido sacerdote baptizou e casou, alimentou a fé com a Palavra e com a Eucaristia, muitos dos presentes. Lamentando que nos dias de hoje os sacerdotes não possam estar tão plenamente identificados com a vida das paróquias, por assistirem simultaneamente mais do que uma comunidade, D. Manuel Quintas lembrou que “mais importante do que o que um padre na faz ou não faz, é aquilo que ele é e representa para cada um como sinal e presença de Deus, como apelo aos valores do Evangelho, como interpelação para uma vivência mais profunda e consciente da fé e como convite a viver essa mesma fé, celebrando-a na Igreja, mas testemunhando-a na própria vida”. O Bispo diocesano destacou o homenageado como uma “pessoa simples, humana, próxima e desprendida” e garantiu que toma o seu exemplo como lição para si próprio. “O padre João foi o que foi no meio de vós porque viveu de uma maneira plena esta dupla dimensão do amor para Deus e ao mesmo tempo todo para vós”, referiu o Prelado. Após a celebração da Eucaristia, a pequena urna com os restos mortais, acompanhada pelos populares, foi transportada pelo carro funerário para o cemitério debaixo de um tempo chuvoso e triste. À chegada ao cemitério, o Bispo do Algarve realizou uma pequena oração e bênção, mas não se pôde proceder à colocação da urna na sepultura definitiva devido ao mau tempo que se fazia sentir. O presidente da Junta de Freguesia, Manuel Viegas dos Santos, enalteceu a capacidade com que o saudoso sacerdote se entregava aos problemas locais, recordando o seu contributo para a solução dos problemas relacionados com a emigração. O padre João Martins foi pároco de Querença entre 1950 e 1980.

Verifique também