Segunda-feira 14 de Outubro de 2019
Inicio / Noticias / Querença prestou homenagem póstuma ao pe. João Martins

Querença prestou homenagem póstuma ao pe. João Martins

Foi a quinta edição desta «Festa dos Filhos de Querença» que vindos de todo o Pais e muitos do estrangeiro se reuniram no mesmo sentimento de amor à Terra-Mãe e nesta homenagem à memória do saudoso padre João Martins, um dedicado servidor de Deus e dos homens. Nascido em Alcantarilha adoptou a Paróquia que lhe foi confiada com inteira dedicação e empenho, como os naturais e residentes em Querença lhe votaram a estima, o respeito e o apreço merecido. Pelos Presidentes da Câmara Municipal de Loulé, Seruca Emídio e da Junta de Freguesia de Querença, Manuel Viegas dos Santos, foi descerrada uma placa toponímica com a designação de «Caminho João de Jesus Martins – Pároco», a quem este último autarca se referiu como «um aglutinador de vontades e um homem de bem-fazer. Foi um exemplo de humildade. Viveu no limiar das necessidades e enquadrava-se no meio em que vivia». Também foi editado um pequeno livro com a biografia e o recordar de várias facetas e histórias do zeloso e dedicado Padre João de Jesus Martins. O programa «Festa dos Filhos de Querença» incluiu também o lançamento da primeira pedra do edifício da Fundação Manuel Viegas Guerreiro, um natural de Querença, que foi destacada figura da cultura portuguesa, quer como professor universitário, como etnógrafo e investigador. O imóvel, que tem um custo superior aos 812 mil euros, de verá estar concluído até final do próximo ano.

Verifique também