Após o acolhimento e a apresentação, pelas 10 horas, os religiosos participaram na oração da manhã, seguindo-se a apresentação de um tema pela irmã Júlia Barroso (tresiana). Depois do almoço, decorreu um passeio, intitulado “À Descoberta do Sagrado”, proporcionado pelo Departamento do Património Histórico e Artístico da diocese anfitriã. Pelas 16 horas seguiu-se a celebração da Eucaristia na catedral de Beja, presidida pelo Bispo do Beja, D. António Vitalino, e concelebrada pelos três Bispos do Algarve e Évora. Os participantes no encontro manifestaram aos responsáveis da CIRP – Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal de cada diocese, o desejo de prosseguir com esta iniciativa. No que respeita ao Algarve, os consagrados irão proceder, no próximo dia 31 deste mês, no Seminário de São José, em Faro, à eleição do novo Secretariado Regional da CIRP para o novo triénio.